O Jogo

RONY LOPES “Quero um título já es ta época”

Aos 22 anos, o extremo começou esta época a conquistar o seu espaço no Mónaco, depois de já ter brilhado no Lille. Com 35 jogos realizados, tem sido aposta regular de Jardim e foi herói no último jogo

- ANTÓNIO PIRES

Rony Lopes nasceu no Brasil, em Belém,m as jovemmud ou-separa Portugal coma família. Cedo de unas vistas pelo seu talento e trocou o Poiares pelo Benfica onde esteve cinco anos. Seguiu-se o Man. City, que acabaria por vendê-lo ao Mónaco, em 2015, já depois de um empréstimo ao Lille, onde jogaria também nas duas últimas épocas. Com a saída de Bernardo Silva ganhou espaço para reentrar no plantel monegasco, onde está a triunfar e até já foi chamado à Seleção Nacional. Na última jornada, apontou, aos 88’, o golo que valeu o triunfo(3-2)doMónacoso­bre o Lyon e permitiu ultrapassa­r o rival na classifica­ção. Foi o golo mais importante da sua carreira? —Todos os golos têm a sua importânci­a, mas sim, acho que se pode dizer que foi o mais importante, por ter sido contra um adversário direto na Ligue 1 e ter dado os três pontos.

Foi o herói num jogo em que o Mónaco esteve a perder por 0-2 e jogou toda a segunda parte com menos um, depois de chegar ao empate. Qual foi o segredo do êxito? Algo que Leonardo Jardim vos disse ao intervalo?

—Leonardo Jardim disse-nos quetínhamo­sdeestarmu­itoorganiz­ados,defendermu­itobem e depois procurar aproveitar cada contra-ataque que tivéssemos. Foi o que sucedeu, estivemos muito concentrad­os a defendere conseguimo­s chegara o triunfo.

Este regresso ao Mónaco está a correspond­er às suas expectativ­as?

—Pode dizer-se que tem sido bastante positivo. Está a ser uma boa oa época épopara mim, tenho jogado bastante, estou a conquistar coisas boas e estou a viver um bom momento desportivo, felizmente.

Qual é a grande ambição que deseja concretiza­r esta temporada?

—Gostava muito de conquistar um título já esta época e, estando nós na final da Taça da Liga, temos essa possibilid­ade, apesar de jogarmos contra o PSG. No campeonato, a nossa meta, e o quedes ejo,é os egundolu-

“Leonardo Jardim sabe que posso dar muito mais”

Treinado por Leonardo Jardim e tendo João Moutinho por colega de equipa, dois compatriot­as, Rony Lopes admite que ambos têm sido uma “grande ajuda” para o êxito deste seu regresso ao Mónaco, apesar de já dominar o idioma francês. Destacando a experiênci­a tanto do técnico como do médio, o atacante admite: “Há bastantes coisas que sei que terei de melhorar. Tenho de melhorar no aspeto defensivo, de ser capaz de marcar mais golos. E Leonardo Jardim sabe bem disso, acredita que posso dar mais à equipa e tem-me ajudado bastante neste meu cresciment­o como jogador.”

gar. São esses os nossos grandes objetivos.

Já igualou no Mónaco os seis golos que fez no Lille em 2016/17...

—Sim, é um sinal positivo.

Como justifica isso. Está com maior chegada à baliza, é o esquema do Mónaco que ajuda?

—Sinto que estou a jogar mais perto da baliza. Claro que também avaliei as coisas em que posso melhorar para marcar mais golos e fazer mais assistênci­as. Tenho melhorado e os resultados estão à vista. Mas sei que tenho de continuar a trabalhar porque ainda posso evoluir.

Do Lille para o Mónaco, o que mudou?

—A mentalidad­e da equipa e o clube são diferentes. Os jogadores também. O Mónaco é um clube que joga para estar na Champions, que foi campeão na época passada, e tem grandes ambições,começandop­elotreinad­or,LeonardoJa­rdimquenos transmite essa sua ambição. Temos no plantel jogadores habituados a ganhar e isso tem-me ajudado bastante, porque é essa a mentalidad­e que gosto e que pretendo para mim.

O facto de o Mónaco ter sido campeão terá criado uma pressão extra. Acha que a equipa sentiu isso, nomeadamen­te na Champions onde ficou pelo caminho?

—Temos noção de que as coisas na Champions não correram nada bem. Não era esse o nosso objetivo, mas o futebol é mesmo assim, nem sempre as coisas correm como planeado. Temos denosadapt­ar. Háobjetivo­saalcançar no campeonato e vamos disputar também a final da Taça da Liga, por isso temos de nos agarrar às metas que são possíveis.

“Sinto que estou a jogar mais perto da baliza. Claro que também avaliei as coisas em que posso melhorar para marcar mais golos”

“[Regresso ao Mónaco] Tem sido bastante positivo. Está a ser uma boa época para mim”

“Temos no plantel jogadores habituados a ganhar e isso tem-me ajudado bastante. É essa mentalidad­e que gosto e que pretendo para mim”

“Temos noção de que as coisas na Champions não correram nada bem. Não era esse o nosso objetivo, mas o futebol é assim”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal