O Jogo

Sprinters leoninos dominam em Pombal

Sporting conquistou oito títulos individuai­s em 14 provas, mas ninguém fez mínimos para o Mundial indoor. Pichardo é campeão nacional

- ANDRÉ FERRÃO

Lorène Bazolo fez a melhor marca dos Campeonato­s de Portugal e promete quebrar o recorde nacional dos 60 metros. Benfiquist­a Pichardo só fez dois saltos e venceu o triplo sem oposição

A primeira jornada dos Campeonato­s de Portugal de pista coberta, em Pombal, foi dominada pelo Sporting, que conseguiu oito títulos e exibiu o seu poder na velocidade. Ancuiam Lopes e o colega Carlos Nascimento estiveram perto dos mínimos (6,63 segundos) para o campeonato do mundo indo or, de 1 a 4 de março em B ir mingham. Nascimento foi mais rápido nas eliminatór­ias, com 6,68s, mas Ancuiam foi ainda melhor na final e venceu em 6,65s, ficandoado­is centésimos de garantir a ida a Birmingham.

Nas mulheres, a leoa Lorène Bazolo mostrou que não tem competição no panorama nacional e revalidou o título nos 60 metros com 7,30s, retirando cinco centésimos à melhor marca dos Campeonato­s de Portugal, que pertencia a Severina Craviddesd­e 2001. Tendo um recorde pessoal de 7,27s e a participaç­ão no Mundial garantida, a sportingui­sta disse que “o primeiro objetivo no Mundialéch­egarà meia-final e fazer menos de 7,25s, para bater o recorde nacional”. Essa marca pertence a Lucrécia Jardim desde 1998.

Outro momento alto foi o do triplo salto, com a estreia de Pedro Pichardo (Benfica). O cubano que se naturalizo­u português fez apenas dois saltos e conseguiu o seu primeiro título de campeão português com 16,73 metros, sucedendo a Nelson Évora, com a melhor marca no campeonato desde 2008. Já Évora, que chegou aos 17,30 m na quinta-feira, no Meeting de Madrid, mostrando-se capaz de bater de novo um recorde nacional (17,33 m) que já tem dez anos, estará em Pombal no próximo fim de semana para um duelo que se antevê apetecível; será no Nacional de Clubes.

Num dia que conheceu duas campeãs no salto em altura, Catarina Queirós e Catarina Fernandes, ambas com 1,73 m, refira-se ainda que Samuel Remédios (Vidigalens­e) lidera o heptatlo ao fim de quatro provas, com 3392 pontos, ameaçando bater o recorde nacional de Mário Aníbal (5930 pontos, há 18 anos!) e podendo apurar-se para o Mundial.

“O objetivo no Mundial é chegar à meia-final e fazer menos de 7,25 segundos, para bater o recorde nacional”

Lorène Bazolo

Sporting

 ??  ?? Carlos Nascimento, Ancuiam Lopes e Frederico Curvelo numa final emotiva
Carlos Nascimento, Ancuiam Lopes e Frederico Curvelo numa final emotiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal