O Jogo

CA admite golo mal invalidado a Doumbia

Jesus leva o fuso horário para Astana

- BRUNO FERNANDES

No Cazaquistã­o? Sê português! Eis a máxima que Jorge Jesus vai aplicar na visita do S por tingàÁ si aCentral.Éa li, em plena cidade de Astana e a mais de 6 mil quilómetro­s de “casa” – da Academia e do Estádio José Alvalade –, que o leão vai jogar a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Só que também é ali que as “reservas” de uma equipa que está a acusar o esforço de apostar em todas as frentes em 2017/18 se podem esgotar, pesem os cuidados que estão a ser tidos. Podem, mas o treinador dos verdes e brancos, em conjunto com o restante staff de suporte ao futebol, efetuou um planeament­o ao milímetro de uma viagem que assume um risco natural, tendo em conta que a 23.ª jornada da Liga será disputada frente ao Tondela, já no dia 19, precisamen­te no campo do emblema beirão.

Sabe O JOGO que os jogadores que Jesus vai levar para uma das viagens mais longas da história do clube (ver peça) se vão reger pelo relógio a que estão habituados, o português. E porquê? Porque em Astana se contam mais seis horas do que em Lisboa e também porque os leões não vão permanecer por lá nem 48 horas. O técnico não quer sujeitar os seus pupilos a mudanças drásticas de rotina, pois só assim pode atenuar o cansaço a que estes vão estar expostos, por força da viagem, das condições climatéric­as e do relvado sintético. No fundo, tudo foi planeado para que a equipa estivesse o menor tempo possível no Cazaquistã­o, limando-se “in loco” os pormenores necessário­s – e que passamos a explicar.

Desde logo, o“comboio cazaque ”( voo fretado coma duração de aproximada­mente oito horas) sai de Lisboa às 21h30 de hoje e aterrará em Astana às 5h30 portuguesa­s, 11h30 locais. É essencial que os craques descansem no avião, pois em pleno continente asiático só vão ter tempo para um apequenas esta antes do penúltimo treino, amanhã, no estádio do campeão do país. Deitar cedo, na tarde “lusa”, é obrigatóri­o, pois no dia seguinte há jogo logo às 16h00. Mas não é às 22h00 locais? Em Portugal, queéon de o leão“estará”,é às 16h00. Vai jogar-se hora e meia de futebol e contam-se mais duas, duas e meia até a comitiva embarcar de novo rumo a Lisboa. Deverá acontecer madrugada dentro em Astana (por volta das 2h00), mas em pleno “jantar” nacional (20 h 00). Tudo somado, o Sporting deve aterrar na capital portuguesa per todas cinco horas da manhã locai se, se tudo correr bem, tem os “mínimos” para preparar nova visita, agora mais perto, à Beira Alta, para defrontar a formação de Pepa. Equação difícil? Sim, mas para proteger profission­ais, muitos deles a chegar aos 40 jogos oficiais na época. O leão não tem tempo – Jesus já o disse –, mas tenta arranjá-lo nos lugares mais recônditos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal