O Jogo

Racismo atormenta Konan

Lateral revelou mensagens de adeptos

- TOMAZ ANDRADE

Konan escreveu, ontem de manhã, um texto no Instagram a pedir que parassem de lhe dirigir insultos racistas, apagando depois o “post”. Júlio Mendes diz que o caso tem efeito negativo no jogador

Ghislain Konan, defesaesqu­erdo do Vitória, diz ter sido alvo de insultos racistas por parte de adeptos nas redes sociais após o jogo com o Boavista, disputado anteontem no Bessa e que terminou com a derrota da equipa minhota. O internacio­nal da Costa do Marfim publicou ontem de manhã, no Instagram, um texto a dar conta do sucedido, e que entretanto apagou, motivando durante o resto do dia uma sequência de mensagens de apoio dos companheir­os de equipa e também de Júlio Mendes, presidente do Vitória.

“Eu sei que você está triste e eu também estou. Eu sei que foi por minha culpa que perdemos os três pontos, e peço desculpa, mas por favor, digam aos que me enviam mensagens a dizer que sou um negro sujo, etc., para pararem com isso”, escreveu Konan. O empresário do jogador, Vlado Bozinovski,confirmouo­sucedido e afirmou que o defesa vitoriano ficou “muito triste” com a situação. Ao final da tarde, Júlio Mendes também reagiu, em declaraçõe­s à Rádio Santiago, de Guimarães. “As pessoas não podem ignorar que isso acaba por ter um efeito negativo no atleta e no grupo de trabalho. As pessoas que fazem isto não amam verdadeira­mente o Vitória. Não somos racistas. Estes comentário­s são crime”, afirmou o presidente do Vitória.

Antes, Konan recebeu o apoio público por parte de vários jogadores vitorianos, e também do portista Marega (escreveu “não ao racismo”), que utilizaram as redes sociais para manifestar o repúdio pela situação. O primeiro, e um dos mais incisivos, foi Pedro Henrique. “A forma como algumas pessoas abordaram o nosso companheir­o Konan é absurda e inaceitáve­l. Racismo é crime e, antes de ser crime, é uma enorme falta de respeito. A cor da nossa pele não define quem somos, mas as nossas atitudes sim. Somos todos iguais!”, escreveu um dos capitães do Vitória, um texto partilhado logo depois por Raphinha. Também Welthon escreveu uma mensagem dura. “Racismo é uma das piores coisas que existem, que machuca e fere a sério um ser humano. O que ocorreu com o nosso companheir­o Konan é algo sem explicação, e que vem acontecend­o com frequência no futebol”, criticou o avançado brasileiro.

“A forma como abordaram o Konan é absurda e inaceitáve­l” Pedro Henrique Defesa do V. Guimarães

“Não se pode ignorar que isso acaba por ter um efeito negativo no atleta e no grupo” Júlio Mendes Presidente do V. Guimarães

“Racismo é uma das piores coisas, que machuca e fere a sério um ser humano” Welthon Avançado do V. Guimarães

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal