O Jogo

ÁGUIAS SÃO QUEM MAIS CASTIGA AO CAIR DO PANO

Em termos absolutos, o Benfica é o conjunto que mais “quente” se mostra na reta final dos jogos da I Liga, somando 16 golos após o minuto 76. Em Portimão foram mais dois para a conta

- MARCO GONÇALVES PEDRO MIGUEL AZEVEDO

No que respeita apenas a tentos apontados durante as compensaçõ­es, as águias também dominam, superando, com cinco golos, os quatro que Sporting e Vitória de Setúbal levam para lá do minuto 90

Na liga portuguesa, não há equipa que mais golos tenha marcado nos últimos 15 minutos das partidas do que o Benfica. Em Portimão, onde as águias venceram por 3-1, tal voltou a ser evidente, com dois dos tentos encarnados a “caírem”, respetivam­ente, aos 78’ e 90’+6’, valendo esse facto a conquista dos três pontos. São já 16 os golos do Benfica entre o minuto 76 e o final dos jogos, valor que representa mais de 29 por cento dos 55 faturados pelos encarnados na Liga.

Desses 16 golos destacam-se os cinco já durante os minutos de compensaçã­o dados pelo árbitro. No recente embate com o Portimonen­se, esse feito coube a Zivkovic (90’+6’), mas já antes Jiménez (em Braga, 90’+1’) e Seferovic (em Chaves, 90’+2’) haviam deixando marca ao cair do pano. O lote de jogos em que as águias fizeram as redes balançar para lá do tempo normal de jogo teve um adversário e um carrasco comuns: tanto na Luz como no Restelo, Jonas castigou o Belenenses fora de horas. O brasileiro é, de resto, o jogador do Benfica que mais vezes se viu aparecer na finalizaçã­o para lá do minuto 76, tendo marcado seis vezes. Olhando para a contabilid­ade dos encarnados, estes golos em fase mais tardia têm peso relevante. A equipa de Rui Vitória carimbou mais oito pontos na derradeira quinzena de minutos. Em Chaves e nos dois embates como Portimonen­se,potenciais empates passaram a vitórias (em vez de três, foram ganhos seis pontos); já com o Sporting e no Restelo, os golos valeram um par de pontos, com potenciais derrotas a passarem a empates.

Numa comparação com os principais rivais no campeonato, o Benfica surge be mà frente de FC Porto e Sporting nos golos no último quarto de hora e compensaçõ­es: os dragões têm 12 nesse período e os leões 11, sendo o Braga, com 13, quem mais se aproxima dos 16 das águias. Quanto a tentos só nas compensaçõ­es, os cinco do Benfica apenas têm sombra nos quatro remates certeiros de leões e de V. Setúbal. Os sadinos são, na I Liga, o conjunto com mais peso dos golos na reta final: 40 por cento.

 ??  ?? Cervi, abraçado por Rafa, e Zivkovic marcaram em Portimão depois dos 76 minutos
Cervi, abraçado por Rafa, e Zivkovic marcaram em Portimão depois dos 76 minutos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal