O Jogo

CAJUDA DIVERTIDO A TENTAR SUBIR

Técnico aceitou o convite para substituir Chaló e assinalou o regresso a casa com um triunfo sobre o Benfica B por 1-5

- LINO DEVESAS

Após vários anos emigrado, por opção, o treinador voltou e diz que possui argumentos para lutar pela promoção dos viseenses à I Liga, referindo, por outro lado, que encontrou o futebol português melhor

Manuel Cajuda é um treinador que dispensa, pelo seu longohisto­rial,apresentaç­ões. Após uma ausência de vários anos, durante os quais assumiu o estatuto de emigrante em países como Egito (Zamalek), Emiratos Árabes Unidos (Al-Sharjah e Ajman), Tailândia (BEC Tero Sasana) e China (Chongqing FC, Tianjin Songjiange­SichuanAnn­apurna), o técnico aceitou o convite para treinar o Académico de Viseu, da II Liga. Pediu aos jogadores que se divertisse­m e a equipa brilhou na deslocação ao Benfica B (1-5). “Foi um regresso feliz ao meu país, às minhas origens profission­ais e ao futebol de que gosto. Fiquei surpreendi­do com a alegria com que fui recebido pelas pessoas, tantas as mensagens de apoio que recebi, de norte a sul”, sustentou Cajuda, que não esperava tamanho sucesso no Seixal. “O resultado, como referi antes do jogo, não eraomaisim­portante.Queríamos ganhar, mas não era aí que estava o meu foco nesse jogo. O objetivo era fazer uma boa exibição e que a equipa desse um sinal evidente de recuperaçã­o, e foi o que aconteceu, com o resultado a juntar-se à performanc­e exibida”, enfatizou, recusando euforias: “Disse após o jogo que fiquei com a sensação de que começámos bem de mais, pois temos de ter a noção das exigências desta prova, da sua competitiv­idade e das dificuldad­es que vamos encontrar. Era importante estancar a ‘doença’ e aconteceu com mérito nosso, que alterámos quatro/cinco coisas relacionad­as com o processo de jogo, e dos jogadores, que foram fantástico­s na interpreta­ção e execução das instruções transmitid­as.”

Manuel Cajuda esclareceu ainda que lhe pediram para “tentar subir de divisão”. E é isso que vai fazer. “Acho que há matéria humana para lutarmos por esse objetivo”, frisou. Em termos gerais, Manuel Cajuda diz que não encontrou o futebol português pior, mas sim “com ligeiras melhorias, normais em virtude da evoluçãoda­smetodolog­iasdetrein­o e ideias de jogo”. “Todas as equipas trabalham melhor e isso reflete-se ao mais alto nível, como o título de campeão europeu conquistad­o pela nossa seleção. A II Liga está melhor, mais competitiv­a, com sete/oito clubes a lutar pela subida”, concluiu.

“A II Liga está melhor, mais competitiv­a, com sete/oito clubes a lutar pela subida” Manuel Cajuda

Treinador

 ??  ?? Manuel Cajuda, 66 anos, gostou da estreia no Seixal, embora não esperasse “tamanho sucesso”
Manuel Cajuda, 66 anos, gostou da estreia no Seixal, embora não esperasse “tamanho sucesso”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal