O Jogo

EXAME PARA RAFA E JIMÉNEZ

Salvio já falhou 89 jogos oficiais por lesão

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Rui Águas e Vítor Paneira analisam momento das águias

Antigos atletas do Benfica, Vítor Paneira e Rui Águas consideram que as águias não vão mudar o estilo de jogo para um futebol mais direto, apesar das caracterís­ticas das opções para os lugares de Jonas e Salvio

Sem Salvio nem Jonas, chegou a hora de Jiménez e Rafa. As lesões do extremo e do avançado abrem uma janela de oportunida­de para uma nova dupla, que estará em exame nos próximos jogos. Com a saída forçada de dois titulares, perdem-se naturais “rotinas”, mas para Vítor Paneira e Rui Águas, as águias vão manter o mesmo fio de jogo, pesem as diferentes caracterís­ticas dos atletas em causa. “O jogo do Benfica assenta na posse, domínio e circulação, e isso não deixará de acontecer, porque terá de comandar sempre. E esse processo passa por um ataque organizado, mas agora com a nuance da transição; o Jiménez e o Rafa também são fortes nesse aspeto”, afirma a O JOGO Vítor Paneira.

Aposta para o lugar de Salvio após a lesão do argentino com

“Jiménez é explosivo e mais rápido do que Jonas, mas não tão inteligent­e na forma como se movimenta na área”

Rui Águas Ex-jogador do Benfica

o Rio Ave, Rafa agarrou a titularida­de com o Portimonen­se, enquanto Jiménez já não integra o onze inicial desde 31 de outubro, por ocasião da deslocação ao terreno do Manchester United. “Trata-se de substituir alguém marcante nas últimas épocas [Jonas]. Pelo que tem mostrado, o Jiménez tem maior mobilidade e joga preferenci­almentecom alguém que seja a referência ofensiva”, explica Rui Águas. Já Vítor Paneira destaca a capacidade de “trabalho” do mexicano. “É um jogador explosivo, de transição, mais rápido do que o Jonas, mas não tão inteligent­e na forma como se movimenta na área. Pela capacidade de luta, cria grandes dificuldad­es aos adversário­s e és empreumhom em com golo ”, refere.

Expectante quanto ao desempenho de Rafa, Pane ira considera que, sem Salvio, asá guias ficam órfãs de um jogador que dá “equilíbrio na direita”. “Perde-se inteligênc­ia na forma como se decide no último momento”, diz, enquanto Rui Águas entende que Rafa ainda não consegue ter “confiança suficiente” para assumir o jogo, ao contrário de Salvio.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal