O Jogo

INQUÉRITO

-

1 Como justifica a atitude que os adeptos tiveram perante o grupo no rescaldo da derrota com o Liverpool?

“Acredito que vamos sair mais fortes desta derrota” 1 Foi a atitude de adeptos consciente­s do que é o FC Porto e o Liverpool e da importânci­a da conquista do título, para que continuemo­s a ser “penta” em exclusivo. O nosso maior professor na vida são os erros e basta cometêlos uma vez para aprendermo­s. Por isso, acredito que vamos sair mais fortes disto.

2 Temos de pensar que uma vitória com o Rio Ave é suficiente. Não podemos estar obcecados em dar quatro ou cinco para apagar a derrota com o Liverpool. Ela não se pode apagar. Deve ser lembrada para que continuemo­s humildes e dedicados. Temos de transforma­r a derrota numa ferramenta de trabalho. “A vitória é suficiente, mas todos esperam boa exibição” 1 Os adeptos perceberam que no jogo com o Liverpool houve uma equipa que tentou jogar de igual para igual contra outra bastante superior. Foi uma derrota “suportável” e que se perdoa. O mais importante é a liga portuguesa e aí estamos no lugar [primeiro] em que queremos ficar até ao final.

2 Uma vitória será suficiente. Mas acho que todos esperam também uma boa exibição, ao nível da de Chaves, por exemplo. Sinceramen­te, acho que este resultado da Liga dos Campeões não terá qualquer efeito negativo, porque os jogadores, a equipa técnica e os adeptos contribuír­am para isso no final. “Os adeptos estão cientes do crédito que a equipa tem” 1 Os adeptos estão cientes do crédito que a equipa tem, independen­temente da ingenuidad­e e da forma como encarou o jogo. Ninguém esperaria que fosse esta catástrofe. Mas a liderança no campeonato e a luta pelo título são tudo aquilo que interessa, só resta saber como vão reagir a esta humilhação.

2 O Rio Ave não é um tira-teimas decisivo, é uma boa equipa, mas que faz parte daquele lote de equipas com que o FC Porto se tem batido, mais do que isso é que não. Agora, o FC Porto só pode ter uma reação de grande indignação interior e aproveitar já o Rio Ave para mostrar isso e ganhar. “Seria injusto castigá-la, porque a época tem sido boa” 1 O FC Porto tem estado a fazer um bom trabalho, acho bem que tivessem dado aquela ovação, porque precisamos de dar força à equipa e não é por causa de uma falha que a devíamos condenar. Seria injusto castigá-la, porque a temporada tem sido boa. É preciso dar força para os próximos jogos, é essencial para que a equipa se concentre no título.

2 Tenho a certeza de que vai ganhar, o Liverpool pode ter assustado, mas agora tem de reagir com uma vitória e juntar-lhe uma boa exibição, até para reforçar que aquilo que aconteceu na Champions foi apenas um episódio infeliz.

2 Que tipo de reação espera por parte da equipa no domingo, com o Rio Ave, depois deste resultado?

“A equipa ainda pode conseguir a ‘dobradinha’” 1 Foi aquilo que devia ser feito, mesmo depois de um resultado pesado, que não pode pôr em causa a boa época que FC Porto tem feito. Acredito que seja impossível ultrapassa­r esta fase da Champions, mas estão com um pé na final da Taça de Portugal e são líderes do campeonato. Ainda podem conseguir a dobradinha! Seria injusto e pouco inteligent­e não terem aquela reação.

2 Como se costuma dizer, a equipa seguinte tem de pagar a fava. O FC Porto foi goleado e agora é preciso descarrega­r esta derrota. Não tem de ser por 4 ou 5, mas ganhar. Mais do que jogar bem, o importante são os três pontos. “Temos a noção de que a prioridade é o campeonato” 1 Foi uma atitude de quem viu que a diferença não teve que ver com a entrega, mas antes com a qualidade das equipas. Ficamos muito felizes por jogar a Champions, mas temos a noção de que a prioridade é o campeonato. E aí a equipa tem crédito pelo que tem feito.

2 O FC Porto só tem um sentido, que passa por ganhar. Por isso, sócios, adeptos e simpatizan­tes não admitem outra reação que não seja entrar em campo para vingar o último jogo. O único efeito psicológic­o que este resultado pode ter é se, neste jogo, não conseguir ultrapassa­r as contraried­ades que lhe possam surgir. “A equipa entrará com tudo para limpar a imagem” 1 Foi a atitude esperada de quem viu a equipa somar um resultado menos bom e uma exibição longe do desejável, mas que sabe do que ela é capaz. Foi um alento para os jogadores, que ainda hoje estarão sensibiliz­ados com esta atitude. Foi uma demonstraç­ão de que estarão com ela até ao fim.

2 Espero uma reação boa, com a obtenção de uma vitória, mesmo sabendo que o FC Porto vai defrontar uma equipa chata como é a do Rio Ave. Acredito que a equipa vai entrar com tudo para limpar esta má imagem deixada na Liga dos Campeões e, dessa forma, entrar numa nova sequência de vitórias. “Foi um carinho para os jogadores não desfalecer­em” 1 Foi um carinho, para não desmoraliz­arem, não os deixar desfalecer para não perderem o campeonato e continuare­m empenhados nisso. Foi importante para sustentar a equipa, depois da pancada que levaram. Mas foi uma atitude bonita e consciente dos adeptos, que compreende­ram a impotência da equipa perante um adversário mais forte, porque o que importa é o campeonato.

2 A equipa vai reagir bem, porque o campeonato é que é a sua praia. Parece-me que chegará ganhar, porque depois de um jogo daqueles é essencial que vençam para ganharem o campeonato.

 ??  ?? Luís Jardim Produtor musical
Luís Jardim Produtor musical
 ??  ?? Manuel Serrão
Empresário
Manuel Serrão Empresário
 ??  ?? Nuno Encarnação
Gestor
Nuno Encarnação Gestor
 ??  ?? Álvaro Magalhães
Escritor
Álvaro Magalhães Escritor
 ??  ?? Fernando Rocha
Humorista
Fernando Rocha Humorista
 ??  ?? Carlos Tê
Letrista
Carlos Tê Letrista
 ??  ?? Sousa
Ex-jogador
Sousa Ex-jogador
 ??  ?? Rúben Rua
Modelo
Rúben Rua Modelo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal