O Jogo

Félix Mourinho como inspiração

Foi há mais de 36 anos que o clube vila-condense venceu na casa do FC Porto, numa temporada em que ficou no quinto lugar

- ANDRÉ VELOSO GOMES

Numa época em que procura repetir a sua melhor classifica­ção na I Liga, a formação orientada por Miguel Cardoso poderá também fazer história se conseguir triunfar na visita ao Estádio do Dragão

Não sendo uma missão impossível, vencer o FC Porto no Estádio do Dragão seria um feito extraordin­ário para o Rio Ave, atendendo ao historial de confrontos entre os clubes. Em 23 duelos realizados na casa dos dragões no campeonato, apenas uma vez o clube vila-condense conseguiu vencer, entre 18 derrotas e quatro empates, além de mais quatro desaires na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Esse memorável triunfo frente ao FC Porto orientado pelo austríaco Hermann Stessl foi conseguido na temporada de 1981/82, sob a liderança de Félix Mourinho, pai do treinador José Mourinho, que na altura era um dos jogadores do plantel, na segunda participaç­ão do emblema da caravela no escalão principal.

Depois de Jacques ter inaugurado o marcador para o FC Porto e de Freitas ter marcado na própria baliza ainda antes do intervalo, o Rio Ave chegaria à vitória com um golo de Figueiredo, a cinco minutos do No dia 27 dezembro de 1981, o Rio Ave venceu no antigo Estádio das Antas, por 2-1, e nunca mais triunfou na casa do FC Porto final, causando uma enorme surpresa na casa de um grande. Nessa temporada, na qual o Sporting se sagrou campeão, o Rio Ave terminou no quinto lugar, a melhor classifica­ção de sempre do clube, ficando apenas atrás dos três grandes e do V. Guimarães, numa altura em que essa posição, tal como agora, não dava uma qualificaç­ão europeia.

Mais de 36 anos depois e quando faltam 12 jornadas para o fim do campeonato, a equipa de Miguel Cardoso encontra-senovament­enaquinta posição e procura igualar o melhor registo, alcançado na única época em que venceu na casa dos dragões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal