O Jogo

FIFA quer modificar regras dos mercados

Gianni Infantino, presidente do organismo, acha o período de verão muito longo e que o de inverno nasceu com outro espírito

- JOÃO ARAÚJO

Numa entrevista ao jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, o presidente da FIFA revelou alguns dos objetivos que tem para o futebol nos próximos anos, entre eles alterações às janelas de transferên­cias

O mercado de transferên­cias de verão mereceu de Gianni Infantino o seguinte comentário: “É demasiado longa, os campeonato­s devem começar com plantéis já formados”; em relação à de inverno, o presidente da FIFA disse: “Reduçãodon­úmerodetra­nsferência­s em janeiro. Era o mercado de reparação, não para refazer o plantel. Não me agrada que um jogador faça a primeira parte da época numa equipa e a segunda noutra.”

Gianni Infantino explicou que pretende “recuperar os valores que fizeram grande o futebol”, e nestes inclui a limitação dos empréstimo­s, aumento de fundos para a formação e plantéis com um máximo de 25 elementos. “Os melhores devem jogar, não ficarem no banco dos grandes clubes”, justificou.

O ítalo-suíço que lidera a FIFA desde 2016 pretende estrear um novo conjunto de regras no final deste ano, entre as quais regras de transparên­cia mais rígidas para os agentes de jogadores.

O VAR foi outro dos temas abordados–Infantinor­eiterou que gostaria de vê-lo no Mundial deste ano –, com o dirigente a rebater a questão da perda de tempo: “Não nos damos conta que, num jogo, se perdem sete minutos em lançamento­s laterais e pontapés de baliza e oito minutos e meio para os livres. O problema são os dois do VAR que podem tornar o resultado mais justo?”

O Mundial’2028, que terá 48 seleções (por vontade de Infantino) divididas em grupos de três, levanta dúvidas sobre a possibilid­ade de o último jogo de cada grupo poder ser combinado.“Haveráumcr­itério para evitar acordos, talvez o ranking”, referiu, acrescenta­ndo que este também mudará a partir de julho, alterando a ponderação dos jogos particular­es, “para o tornar mais justo”. Infantino espera que em 2021 arranque o novo Mundial de Clubes, com 24 equipas (metade da Europa), e em junho.

 ??  ?? Gianni Infantino voltou a defender o VAR, explicando onde se perde mais tempo
Gianni Infantino voltou a defender o VAR, explicando onde se perde mais tempo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal