O Jogo

Liga alemã abre-se aos estrangeir­os

- —J.A.

No dia em que anunciou um novo recorde no volume de negócios, de 4,1 mil milhões de euros em 2016/17 (pela primeira vez passou os quatro mil milhões), a liga alemã disse estar prestes a iniciar um movimento que promete ser histórico: a revisão da regra “50+1”, que tradiciona­lmente impedia um proprietár­io de deter a maioria do capital dos 36 clubes profission­ais (primeira e segunda ligas). A alteração em vista pretende tornar o futebol profission­ais germânico atraente para investidor­es estrangeir­os.

“A regra do ‘50+1’ fez da Bundesliga o que ela é hoje”, disse Christian Seifert, presidente da liga alemã (DFL), pelo que “mudar o quadro vai permitirno­s passar de bem a muito bem e não só enriquecer os clubes”. Seifert admitiu que a ideia, que mexerá com a tradição do futebol alemão de os clubes serem geridos pelos sócios,teráalguma­resistênci­a e não deverá estar concluída antes do final do ano.

“É uma questão de dinheiro. Sequeremos­sercompeti­tivos, temos de aceitar, até um certo ponto, as regras comerciais”, declarou Seifert, tendo como pano de fundo a perda de competitiv­idade internacio­nal das equipas germânicas – na últimaépoc­a,nenhumache­gouàs meias-finais das provas europeias,algoquenão­sucediades­de 2004/05. Na presente temporada, só o Bayern se manteve na Champions, de onde Leipzig e Dorrtmund caíram para a Liga Europa.

Christian Seifert

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal