O Jogo

“AS CRÍTICAS E OS ELOGIOS SÃO PARTE DA PROFISSÃO”

Técnico Abel Ferreira assume que a derrota em Marselha foi uma lição e acredita que a equipa irá reagir com uma vitória em Guimarães, num jogo com uma “envolvênci­a diferente”

- PEDRO ROCHA

Recordando que o V. Guimarães luta por um apuramento europeu, Abel Ferreira fez questão de dizer que o Braga já está num patamar superior, ao bater-se pelos quatro primeiros lugares da Liga

desastre de Marselha ainda está bem fresco. Abel Ferreira concorda que o Braga esteve uns furos valentes abaixo do que é habitual e aposta numa retoma já no dérbi minhoto. “Costumo dizer que para aprender é preciso experienci­ar. E muitas vezes as nossas experiênci­as são lições. Temos de aprender com o que passou e acreditar no que vem aí. É assim que devemos pensar nos momentos menos bons e toda a gente sabe o campeonato que estamos a fazer. E ainda bem que estamos na Liga Europa. Passámos a fase de grupos e quem está nesta profissão sabe que as críticas e os elogios fazem parte. Quem está do meu lado, tem de analisar, pensar e mastigar tudo muito bem no que diz respeito a erros e objetivos. Agora vamos ter um jogo diferente, com uma envolvênci­a diferente. Será um grande espetáculo”,perspetivo­uotreinado­r, desvaloriz­ando os 17 pontos que distanciam o Braga do vizinho V. Guimarães. “São duas grandes equipas que concorrera­m para os mesmos objetivos: a Europa. Nós estamos a lutar pelos quatro primeiros lugares e o Vitória tem bons jogadores e um bom treinador”, assinalou.

Estando em causa um dérbi, “um jogo diferente”, tudo é relativo, pelo que Abel Ferreira garante que “não há favoritos” para o jogo desta noite. “Mexe com a região e o meu desejo é que seja um grande espetáculo. A minha função é valorizar o espetáculo. Será um grande dérbi entre duas grandes equipas. Dentro da nossa linha, vamos tentar estar focados nas nossas tarefas individuai­s e coletivas,lutandopel­ostrêspont­os”, precisou, certo de que a formação vitoriana irá apresentar-se mais fresca. “Não é a primeira vez que isso acontece nesta época. O adversário teve uma semana limpa, nós tivemos três dias para preparar este jogo. Com a nossa união, vamos superar as dificuldad­es neste desafio”, observou.

Campeonato à parte, Abel Ferreira também sabe que qualquer jogo entre Braga e Vitória “pode valer” mais do que três pontos “para os adeptos”. “Para nós, é como os outros e para vencer. Foi preparado como os outros. Todos juntos, com a ajuda dos adeptos, e de forma ordeira, vamos lutar do primeiro ao último minuto do jogo para vencer. É um jogo com um cariz diferente, por ser um dérbi. Estão reunidas as condições, apesar dos resultados menos positivos anteriores das duas equipas, para a valorizaçã­o do espetáculo e dos jogadores”, vincou.

“Ainda bem que estamos na Liga Europa. E toda a gente sabe o campeonato que estamos a fazer”

“O Vitória teve uma semana limpa, nós tivemos três dias para preparar este jogo”

Abel Ferreira

Treinador do Braga

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal