O Jogo

Rony Lopes é rei dos marcadores em 2018

Na Ligue 1, ninguém marcou mais do que os nove golos já apontados no corrente ano civil pelo futebolist­a que é orientado por Leonardo Jardim

- RODRIGO CORTEZ

Nos principais campeonato­s europeus, Rony é o oitavo goleador em 2018, apenas suplantado por Cristiano Ronaldo, Salah, Griezmann, Luis Suárez, Lewandowsk­i, Messi e Immobile

Com nove golos, Rony Lopes é o melhor marcador da liga francesa no ano civil de 2018,superandon­omescomo Neymar, Thauvin (ambos com oito), Di María, Roux, Tavares ou Pléa (com sete). Este é o melhor registo pessoal na carreira do monegasco, que para além do mais atravessa uma série de seis jornadas seguidas a marcar no campeonato.

Rony tem retribuído em pleno a confiança de Leonardo Jardim, justifican­do a boa forma com os minutos de competição que tem tido. “Estou muito contente por jogar com regularida­de. Sinto que tenho progredido por causa disso”, disse numa entrevista recente, ele que nos cinco principais campeonato­s só é suplantado por Cristiano Ronaldo (18 golos em 2018), Salah, Griezmann, Suárez (todos com 12), Lewandowsk­i, Messi (11) e Immobile (10).

Ainda em 2017, Rony Lopes já tinha marcado dois golos esta época, pelo que, no total, segue com 11 em 2017/18. Um registo assinaláve­l se o inserirmos num contexto nacional:

Só Ronaldo, Pauleta e Postiga marcaram mais golos do que Rony nas grandes ligas

Rony Lopes é que, nas grandes ligas europeias – e desde a viragem do milénio – apenas três portuguese­s superaram os 11 golos numa mesma época.

Cristiano Ronaldo distingue-se de todos os outros, uma vez que nas últimas 12 épocas ultrapasso­u sempre essa fasquia. O seu recorde pessoal cifra-se em 48, que marcou na liga espanhola em 2014/15. Também à parte, ainda que já num patamar inferior ao CR7, estão os números de Pauleta, avançado do PSG que marcou mais de 11 golos em sete épocas seguidas (de 2000/01 a 2006/07). O seu recorde na Ligue 1 foi de 23 golos, em 2002/03.

O terceiro melhor registo de um português pertence a Hélder Postiga, com 14 golos em 2012/13 no Saragoça. Rony Lopes vem a seguir com os referidos 11 – tantos quantos Hugo Almeida fez pelo Werder Bremen em 2007/08 – e, com sete rondas por jogar, tem todas as condições para ultrapassa­r a marca de Postiga. Já hoje, o Mónaco recebe o Nantes e, previsivel­mente, o português será titular. A O JOGO, o futebolist­a comentou, a propósito deste registo: “Nenhum desafio é maior do que a vontade de vencer. Por isso, continuo a trabalhar arduamente para evoluir cada vez mais e para alcançar os meus objetivos.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal