O Jogo

Marega garantido na Luz

Marcano chega aos 150 jogos e já é o terceiro central estrangeir­o mais utilizado pelos dragões

- ANDRÉ MORAIS BRUNO FILIPE MONTEIRO

Portistas marcaram 91 golos com o avançado no relvado esta temporada e “apenas” 16 sem ele. O impacto do maliano, de resto, estende-se também ao rendimento de Aboubakar e Soares

É de olhos postos no clássico com o Benfica que Marega trabalha por estes dias e, a uma semana da visita do FC Porto ao Estádio da Luz, é certo que estará clinicamen­te apto para ser utilizado. Apesar de o boletim clínico divulgado ontem pelo clube ainda o coloque em regime de “treino condiciona­do e trabalho de ginásio”, a recuperaçã­o do maliano a uma rotura muscular na face posterior da coxa direita está a ser mais rápida do que era expectável. O maior problema poderá ser a falta de ritmo, motivada por uma paragem de sensivelme­nte um mês, faltando apenas saber se já será convocado para o jogo com o Aves. Dúvida que Sérgio Conceição pode dissipar hoje, na conferênci­a de Imprensa, sendo certo que, para o jogo de amanhã, tem quatro opções para o eixo do ataque (Aboubakar, Soares, Gonçalo Paciência e Waris).

A equipa e os companheir­os de sector suspiram pelo regresso de Marega. O impacto do avançado no desempenho do FC Porto esta temporada tem sido tremendo, ao ponto de a presença ou ausência do maliano influencia­r o rendimento dos outros avançados. Com ele no relvado, os dragões marcaram um total de 91 golos, enquanto sem ele ficaram-se pelos 16. Nos últimos quatro encontros, por exemplo, só faturaram por duas vezes e contra a mesma equipa: o Boavista. Aboubakar, que está em branco pelos portistas desde 23 de fevereiro (Braga), só conseguiu marcar quatro dos 26 golos que leva esta temporada sem a parceria do jogador natural da pequena cidade de Les Ulis (arredores de Paris). Soares ainda fez menos: apenas um (dos 11 atuais).

Marega tem desempenha­do um papel fundamenta­l esta época, não só pela potência e exploração do espaço, mas também pelos 20 golos na I Liga

Num modelo de jogo que depende muito do sucesso dos duelos individuai­s, Marega tem desempenha­do um papel fundamenta­l, não só pela potência e a exploração do espaço, mas também pelo número de golos que tem marcado. E não foram assim tão poucos quanto isso. O maliano soma 20 só no campeonato – o outro foi obtido na Taça da Liga (Rio Ave) – e foi decisivo para desbloquea­r vários jogos. Por isso, Sérgio Conceição faz fig as para que a evolução continue a ser favorável até dia 15, para que, no mínimo, possa levá-lo para o banco de suplentes, num clássico que pode ajudar a determinar o campeão esta temporada.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal