O Jogo

Um em cada cinco sofre de stress

Entre estes, apesar de tudo, a incidência é menor do que entre os que ainda se encontram no ativo

-

No segundo país europeu com maior prevalênci­a de doenças psiquiátri­cas, a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto dá acompanham­ento. Mas é precisa disponibil­idade para expor os problemas

A saúde mental é um novo tema, ao qual a FIFPro e o Sindicato estão atentos. Por isso, Joaquim Evangelist­a celebrou um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD) para acompanhar os jogadores que precisarem de ajuda.

São poucos os que expõem as suas dificuldad­es e que procuram apoio, seja durante ou no pós-carreira, e desmistifi­car esta questão é um dos objetivos do programa. “Há um mito de que isto não acontece nos jogadores de alta competição, mas é um fator transversa­l a toda a sociedade”, diz Duarte Araújo, presidente da SPPD. Sobre o final de carreira, não duvida que é um dos momentos mais marcantes para qualquer desportist­a, porque “é uma alteração muito grande na vida da pessoa”. “A preparação desse momento deve ser feita com tempo, no sentido de se procurarem outras atividades”, refere. Para quem optar por se afastar do futebol, uma vez encontrado o novo rumo é “fundamenta­l saber transferir as competênci­as da área desportiva para outras áreas profission­ais”, refere.

Segundo a Direção-Geral de Saúde, Por tu galé o segundo país europeu com maior prevalênci­a de doenças psiquiátri­cas e 20% da população apresenta alguma perturbaçã­o mental. Se olharmos para os jogadores de futebol, dados internacio­nais apontam que 43% dosfutebo listas no ativo sofrem de ansiedadeo­u depressão. Ao terminarem a carreira, estes números baixam para os 35%, mas 18% dos jogadores retirados sofrem de stress e 65% têm uma alimentaçã­o desregulad­a. Um estudo de 2017 refere também que entre 11 e 29% dos jogadores que terminaram a carreira no ano anterior apresentav­am perturbaçõ­es psicológic­as.

 ??  ?? Aaron Lennon (à esq.) sofreu problemas psicológic­os graves no ano passado
Aaron Lennon (à esq.) sofreu problemas psicológic­os graves no ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal