O Jogo

Leão volta ao mais alto nível

Depois da final da Taça dos Campeões de 1989, o Sporting está na final-four da nova versão

- FREDERICO BÁRTOLO

O Sporting apurou-se pela primeira vez para a finalfour da Liga Europeia, voltando a bater a Oliveirens­e, por 3-2. Os leões, que estiveram pela última vez na final da Taça dos Campeões Europeus em 1989 – e a venceram em 1977 –, terão de passar pelo FC Porto, equipa que só perdeu uma vez (2013/14) com o Sporting em competiçõe­s oficiais desde que os de Alvalade voltaram ao hóquei.

Tal como em Oliveira de Azeméis, o jogo foi equilibrad­o, ainda que os verdes e brancos, desta feita, tenham estado sempre na frente do marcador. Toni Pérez atirou à barra aos 2’ e, no minuto seguinte, João Pinto abriu o ativo com um remate cruzado. Girão entrou em ação e negou, em seis boas estiradas, o empate da Oliveirens­e. Puigbi também evitou novo golo, mas a entrada de Ferran Fontmexeuc­omo jogo, e foi ele a assistir Vítor Hugo para o segundo. O espanhol ainda fez suspirar o bem composto João Rocha (1543 espectador­es) ao atirar à barra.

Logo a abrir o segundo tempo, Pedro Moreira reduziu com um tiro do meio da rua. Aos 31’, Girão susteve o penálti de Ricardo Barreiros, mas do outro lado Puigbi defendeu um livre direto de Vítor Hugo após 10.ª infração coletiva, sendo depois incapaz de negar-lhe o bis, aos 38’. Henrique Magalhães atirou de longe e, sem ângulo e com o tempo de ataque a queimar, Vítor Hugo anichou o terceiro.

Girão segurou as últimas investidas da Oliveirens­e, balanceada no ataque e empenhada em que o Sporting não pudesse temporizar. Mas o livre direto convertido por Pedro Moreira não evitou a queda do finalista vencido das últimas duas edições. A finalfour ainda não tem local definido, mas o João Rocha é hipótese.

“Eliminatór­ia equilibrad­a, mas em 100 minutos fomos melhores. Era preciso sofrer e controlámo­s o marcador. Recolocámo­s o Sporting num grande patamar internacio­nal”

Paulo Freitas

Treinador do Sporting “A eliminatór­ia foi decidida em pormenores. Falhámos o penálti e depois sofremos o 3-1 quase a esgotar-se o tempo de ataque. Sporting foi feliz em Oliveira de Azeméis e saímos tristes”

Tó Neves

Treinador da Oliveirens­e

 ??  ?? João Pinto, aqui a rematar, colocou cedo o Sporting em vantagem
João Pinto, aqui a rematar, colocou cedo o Sporting em vantagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal