O Jogo

ESTUPIÑÁN MOSTRA SERVIÇO NOS BÊS

Sem golos na equipa principal, o colombiano está a revelar grande eficácia na II Liga, ganhando embalagem para se afirmar na próxima temporada

- TOMAZ ANDRADE

Utilização Rafael Martins e Welthon prioritári­os para Peseiro

O ponta de lança de 21 anos começou por ser aposta de Pedro Martins, embora a falta de eficácia o tenha relegado para a equipa B, de maneira a ganhar rotinas e adaptar-se melhor ao futebol português

Sem espaço no plantel principal, o colombiano Óscar Estupiñán está a revelar-se um verdadeiro matador na equipa B. Com nove golos, o último apontado anteontem no empate (1-1) caseiro com o Penafiel, o ponta de lança é o melhor marcador da equipa e uma espécie de abono de família para Vítor Campelos. Isto porque quase todos os golos do colombiano foram decisivos para a conquista de pontos; seis valeram triunfos e dois resultaram em empates na II Liga. Uma contribuiç­ão significat­iva para a carreira da equipa, que na segunda volta apenas registou uma derrota frente ao Santa Clara.

Contratado ao Once Caldas em fevereiro do ano passado, Estupiñán chegou a Guimarães apenas na pré-época e disposto a lutar por um lugar na equipa principal. Foi uma das primeiras apostas de Pedro Martins, mas não conseguiu marcar golos e foi desaparece­ndo das opções, motivando uma decisão por parte da estrutura vitoriana. A partir de setembro começou a ser utilizado na equipa secundária e marcou logo na estreia, frente ao Real Massamá. Depois disso ainda voltou a ser titular com Pedro Martins, incluindo um jogo na Liga Europa, em Konya, embora sem aproveitam­ento.

Aproveitad­o ao máximo por VítorCampe los, apesar de treinar quase sempre como plantel principal, Es tu piñánt em a tua don um sistema de4x4x 2, habitualme­nte a ola dod eH aashim Domingo. Estupiñán ainda não fez qualquer jogo sob a orientação de José Peseiro. O máximo que conseguiu foi ser convocado para a deslocação à Luz, na 28.ª jornada, numa altura em que Rafael Martins estava indisponív­el, embora o colombiano não tenha saído do banco. Nesta altura da temporada, o treinador tem apostado em Rafael Martins, tendo Welthon como segunda opção. E, a partir de agora, passa também a contar com o marfinense Tallo, recuperado de lesão e livre da alçada disciplina­r do clube. Seja como for, José Peseiro tem acompanhad­o de perto a evolução de Estupiñán, presencian­do vários jogos da equipa secundária.

 ??  ?? NA EQUIPA B, ESTUPIÑÁN JOGA NUM SISTEMA DE
4X4X2, HABITUALME­NTE NA COMPANHIA DE HAASHIM DOMINGO
NA EQUIPA B, ESTUPIÑÁN JOGA NUM SISTEMA DE 4X4X2, HABITUALME­NTE NA COMPANHIA DE HAASHIM DOMINGO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal