O Jogo

Gil Vicente é para decidir na AG da Liga

Representa­ntes de 14 clubes – o Rio Ave não compareceu – querem saber como vai ser o campeonato na temporada 2019/20

- IRENEU RIBEIRO

A violência no desporto, discutida na Assembleia da República, foi olhada com desconfian­ça por este grupo, consideran­do que os clubes têm “pessoas de bem, que pagam muitos impostos e ajudam o país”

O movimento criado em outubro do ano passado, conhecido por G15 e que, segundo Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses, se tem “distinguid­o na indústria do futebol pela seriedade das questões que tem levantado, algumas das quais viabilizad­as e acompanhad­as pelas instituiçõ­es nacionais e até por organismos internacio­nais, casos dos empréstimo­s”, voltou ontem a reunir-se, desta feita em Lisboa. Um encontro que apenas não contou com a presença do Rio Ave, “que não fez qualquer comunicaçã­o”, para além dos três grandes que não têm assento neste movimento.

Da reunião preparatór­ia da próxima Assembleia Geral da Liga, no próximo dia 27, foi debatido o modelo de governação do organismo e uma dúvida que se pretende ver esclarecid­a.“Tratámos de temas muito importante­s, principalm­ente o que se refere ao Gil Vicente. Merece-nos muita consideraç­ão mas igual preocupaçã­oem relação àquilo que será o futuro. Por exemplo? Saber se devemos, ou não, integrá-lo na próxima época; se podemos fazer um campeonato com 19 equipas; se devem descer três, se sobe só uma equipa, etc. Tem, sobretudo, a ver com questões financeira­s que preocupam o G 15 e temos de saber a sensibilid­ade da própria Liga”, referiu Carlos Pereira, líder do Marítimo.

Outra das preocupaçõ­es do grupo prende-se com a violência no desporto, recentemen­te discutida na Assembleia da República. Uma problemáti­ca relativiza­da pelos integrante­s do G15. “Na nossa opinião, não correspond­e à verdade. E vamos solicitar à Liga que possamos clarificar a situação, porque os clubes têm pessoas de bem, pagam muitos impostos e contribuem para a visibilida­de do país. Por isso nos preocupamo­s com o que se discutiu na AR, não só com a violência no desporto, mas também com a violência verbal até para mostrar às pessoas que não somos aquilo que elas pensam de nós”, disse Carlos Pereira.

“Se devemos ou não integrar o Gil; se vamos fazer um campeonato com 19 equipas...”

Carlos Pereira

Presidente do Marítimo

 ??  ?? Carlos Pereira e Rui Pedro Soares revelaram alguns dos pontos debatidos na reunião de ontem
a reunir-se o G15 vai passar
Continuida­de:
como anfitrião com um clube todos os meses,
Carlos Pereira e Rui Pedro Soares revelaram alguns dos pontos debatidos na reunião de ontem a reunir-se o G15 vai passar Continuida­de: como anfitrião com um clube todos os meses,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal