O Jogo

Benfica e FC Porto lideram nos penáltis

RECORDISTA­S Se os encarnados são a equipa da Europa com mais grandes penalidade­s assinalada­s a favor, os dragões não têm nenhuma contra

- MANUEL QUEIROZ

O Benfica já teve 10 penáltis a favor e apenas um contra, enquanto o FC Porto tem metade dos castigos máximos dos encarnados, mas, por outro lado, ainda não lhe foi assinalado nenhum penálti contra

O Benfica é a equipa europeia com maior percentage­m de penáltis e pertence ao trio de equipas com mais castigos máximos a seu favor, juntamente com PSV (Holanda) e Toulouse (França), mas estes clubes têm mais jornadas dos seus campeonato­s já realizadas: 29 em Portugal, 30 na Holanda e 32 em França.

A equipa da Luz é também, a consideráv­el distância, a formação com uma relação melhor no casos destes lances tantas vezes decisivos nos jogos, porque só teve um contra si (e falhado, por acaso). O PSV, líder na Holanda, já teve nove penáltisco­ntra(oitodelesf­ora de casa, por sinal). Todas as grandes equipas europeias têm menos penáltis – Real Madrid, PSG e Bayern têm oito, mas em Espanha jogouse a 31.ª jornada e França vai na tal 32.ª; Juventus, Nápoles (após 31 jogos) e Mónaco têm sete cada; Manchester City (6), Arsenal (5), Tottenham e Manchester United (3) estão entre a ronda 32 e 33.

Itália e França são os países onde os árbitros, em média, apitam mais para a marca dos onze metros, com 0,31 penáltispo­rjogo,nãolongeda­maioria, em que se encontra o campeonato português, com 0,29, média em que entram também La Liga e a Bundesliga. A Holanda vem a seguir, com 0,27 penáltis por jogo, e a Premier League é, se calhar sem surpresa, o campeonato nacional onde é mais difícil apitar a falta das faltas – 0,22. Na semana em que o inglês Michael Oliver foi tão falado por assinalar, no terceiro e último minuto de desconto, a falta de Benatia sobre Lucas Vázquez que determinar­ia a eliminação da Juventus, há aqui uma relação interessan­te.

Refira-se como enquadrame­nto que FC Porto e Sporting têm exatamente metade dos castigos máximos do Benfica – cinco cada. Uma disfunção interessan­te, tanto mais que pelo menos o FC Porto tem um número de golos muito próximo do atual líder da Liga. Já agora o Braga, terceiro melhor ataque da prova, dispôs de três castigos a favor e cinco contra.

Já Burnley (Inglaterra), Werder Bremen (Alemanha), Montpellie­r (França) e Marítimo (Portugal) são as únicas equipas que ainda não tiveram um penálti a seu favor. FC Porto único Se a improbabil­idade estatístic­a de que goza o Benfica é notável, não o é menos aquela que tem acompanhad­o esta época o FC Porto, líder da prova até há duas jornadas. Zero penáltis marcados contra a baliza de Casillas ou José Sá é caso único nos principais países da Europa. Em mais nenhum campeonato há sequer um clube que se possa vangloriar do mesmo feito. Se tivermos em conta que o Benfica só teve um contra a sua baliza, enquanto o Sporting teve cinco, tal como o Braga, é difícil não ver aqui uma outra dificuldad­e estatístic­a.

Ainda assim, há casos parecidos: o Barcelona só teve um penálti contra, tal como Manchester United e Tottenham, e o Manchester City teve dois (já o Liverpool teve seis e o Arsenal cinco). E o Atlético de Madrid teve três, o Real Madrid quatro, como o Bayern, o Roma e o PSG, e o Schalke seis.

O Dijon (França) é o campeão nesta estatístic­a – os árbitros já assinalara­m 13 vezes o castigo máximo na sua área. O SPAL(Itália)vemaseguir,com 12, e o Benevento, da mesma liga, tem 11. Em Portugal, o V. Guimarães tem a curiosa estatístic­a de sete penáltis a favor (o segundo ao lado do Chaves, ambos só atrás do Benfica) e oito contra (ninguém tem mais). O Marítimo tem números ainda mais curiosos, 0-7, ou seja, é o segundo ao qual os árbitros marcam mais faltas máximas, mas nunca teve um penálti a favor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal