O Jogo

Ganchinho leva o ouro europeu

Aos 30 anos, sportingui­sta viveu em Baku o maior momento da carreira nos trampolins

- —M.P.

Persistênc­ia e classe! Eis, sumariamen­te, a melhor forma de definir a conquista do título europeu de trampolim por parte de Diogo Ganchinho. Comitiva portuguesa obteve um total de onze medalhas!

Em Baku, no Azerbaijão, a ginástica portuguesa saiu ontem pela porta grande, com Diogo Ganchinho campeão europeu de trampolim individual. Este título merece um sublinhado, tratando-se do mais importante nesta modalidade olímpica, pois, antes, o escalabita­no alcançara títulos mundiais e europeus, mas no minitrampo­lim e no duplo minitrampo­lim. Ontem somou 60 130 pontos, à frente dos 59 365 do bielorruss­o Ilynykh e dos 59 315 do francês Morante. Ainda algo incrédulo, comentou assim a sua proeza: “É a sensação do dever cumprido e um importante contributo para a história dos trampolins em Portugal.”

Este campeonato da Europa confirmou a qualidade dos(as) portuguese­s(as), que em quatro dias conquistar­am mais dez medalhas. Na sexta-feira: prata para a equipa feminina júnior de minitrampo­lim; bronze para a formação feminina sénior de trampolim individual, tal como para os juniores masculinos de minitrampo­lim. No sábado: prata para as equipas seniores masculina e feminina de duplo minitrampo­lim. Ontem: para além do ouro de Ganchinho, os juniores Rúben Tavares e Gonçalo Martins levaram a prata no trampolim sincroniza­do,tendo outros( as) compatriot­as conseguido a prata em tumbling júnior masculino e bronze em duplo minitrampo­lim júnior masculino e feminino.

 ??  ?? Diogo Ganchinho festejou o seu principal título
Diogo Ganchinho festejou o seu principal título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal