O Jogo

“Lito Vidigal achou que era o dono do clube”

Líder dos avenses teceu duras críticas a Lito Vidigal, referindo-se ao extreinado­r do Aves como uma “deceção como pessoa, como treinador, como tudo”. Caso encontra-se nos tribunais

-

A inédita passagem à nal da Taça de Portugal é, para Luiz Andrade, uma espécie de “cereja” para ser colocada no topo de um “bolo”, no qual já há a “receita, os ingredient­es e o cozinheiro”, falta que o bolo vá ao forno, ou seja, que a permanênci­a consiga ser garantida. Presidente da sociedade deixou muitos elogios a Luís Duque e criticou Lito Vidigal, o segundo dos três treinadore­s da temporada dos avenses.

O apuramento para a final da Taça é uma espécie de prémio para uma época tão atribulada?

—Quando subimos de divisão, fizemos uma mudança radical no plantel. Contratámo­s bons jogadores e, com o passar do tempo, começou a notar-se o entrosamen­to. Temos uma equipa muito forte e pode ganhar em qualquer lado, pois tem um plantel e uma estrutura à altura. Pessoas como o Luís Duque são muito importante­s. Aliás, devo muito a Luís Duque e ao meu staff. A Taça de Portugal pode ser a cereja no topo do bolo. Temos a receita para o bolo, os ingredient­es e o cozinheiro, mas falta o bolo, que é a permanênci­a.

O que falhou com Ricardo Soares e Lito Vidigal?

—O Ricardo Soares é uma excelente pessoa e treinador. Se estamos na final da Taça, também devemos ao Ricardo, que fez o plantel. O Ricardo apanhou uma fase de transição, com as obras no Estádio nem tínhamos sítio para treinar muitas vezes, mas acabámos por chegar a um ponto em que quisemos tomar uma decisão e decidi pensando sempre no que é melhor para o clube. Mas ele tem todas as condições de voltar a trabalhar num bom clube e, quiçá, um dia voltar ao Aves. O Lito foi uma deceção, como pessoa, como treinador e como tudo. Veio para o Aves pensando que tinha um certo estatuto, fez coisas ao contrário dos nossos objetivos e chegou a um ponto que tivemos de romper com o Lito. Parecia o dono do clube e não o treinador. É um caso que está nos tribunais.

O investimen­to nesta época foi muito forte. Plantel novo, obras no estádio... na próxima temporada o gasto será sempre menor?

—Para o ano, a despesa será sempre menor. Temos a base do plantel feita e o estádio também está feito.

Ricardo Soares começou a época no Aves. Lito Vidigal entrou depois para, após cerca de três meses, ser substituíd­o por José Mota, que tinha subido o clube à I Liga

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal