O Jogo

WENGER: ADEUS ANUNCIADO

O francês que há 22 anos orientava o Arsenal revelou ontem que no fim desta temporada deixa de vez o clube

- RODRIGO CORTEZ

Paulo Fonseca e Leonardo Jardim estão no imenso rol de nomes apontados como possíveis sucessores nos gunners. O favorito parece ser Patrick Vieira, exjogador do clube e agora treinador

Arsène Wenger anunciou ontem que, no fim da época, deixa de ser treinador do Arsenal, equipa que orientou nos últimos 22 anos. Uma decisão que provocou lamentos em muitos e trouxe alívio para outros.

Foram intensas nos últimos meses as ondas de contestaçã­o por parte de largos sectores de adeptos de um emblema que não é campeão nacional há 14 anos e que, com o francês, não obteve resultados relevantes na Liga dos Campeões. O máximo que conseguiu na Champions foi as meias-finais de 2008/09 e, nas últimas sete épocas, foi sempre afastado nos “oitavos”.

As várias taças e supertaças não chegaram para satisfazer os adeptos: há muito que os resultados não correspond­iam ao orçamento e ao historial do clube. “Após análise ponderada e conversas no clube, esta é a altura certa para resignar”, disseWenge­r.“Apeloaosad­eptos para que ajudem o clube a terminar em alta. Tomem conta dos valores deste clube”, acrescento­u um técnico que consegue assim uma saída airosa, em vez de esperar pelo despedimen­to – que percebeu ser inevitável no fim da época, segundo o “The Guardian”. A Direção estava preocupada com o decréscimo de assistênci­as e até já tinha sido batido o recorde de pessoas que não renovaram os lugares anuais, conta ainda aquele jornal.

Urgente passa agora a ser a questão da sucessão. O diretor IvanGazidi­sdissequeq­uerum homem com “um futebol excitante”, mas que “o mais importante é fazer a escolha certa e não uma precipitad­a”. Ou seja, o futuro treinador só deve ser anunciado após o fim da época, apesar de muitos esta-

rema ser associados ao cargo, garantindo mesmo o “The Independen­t” que já houve contactos com o espanhol Luis Enrique (ex-Barcelona).

Seis portuguese­s, pelo menos, também já foram falados. “Um nome ao acaso? E que tal Paulo Fonseca? Altamente associado ao Everton, mas estas notícias mudam tudo”, escreveu o “The Guardian”. E há ainda Leonardo Jardim, bem cotado nas apostas, mas também Marco Silva, André VillasBoas, Nuno Espírito Santo e Carlos Carvalhal.

O favorito parece ser Patrick Vieira, antigo ídolo no clube e agora treinador do New York City FC. “Vieira tem potencial para o cargo ”, disse W eng e rum dia antes da decisão. Low, Ancelotti, Henry, Simeone, Bergkamp,Rodgers,Tuchelou Zidane têm sido outros nomes apontados nos média.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal