O Jogo

Especial na Invicta mais nobre este ano

No dia 18 de maio, o Porto terá a Street Stage do Rali de Portugal. Desta vez mais histórica, mas não muito mais viável para os espectador­es

- MANUEL PEREZ

Após o interregno no ano passado, o coração da cidade do Porto voltará aos batimentos acelerados, graças aos dois troços do Rali de Portugal que, desta feita, vão percorrer as “profundeza­s” da Baixa

O dia 18 de maio vai ser o “inferno” para alguma população e o“céu” par aos que esquecem ruas fechadas, trânsito condiciona­do e muito rebuliçona Baixado Porto, sabendo que isso é sinónimo de Rali de Portugal. É odiado regressoà Invicta da Street Stage (a partir das 19h03 e até cerca das 22h00), depois do sucesso de 2016 (80 mil espectador­es), marcado também pelo domínio do belga Thierry Neuville, que ao volante de um Hyundai foi mais rápido nas duas passagens, mas não impediu o triunfo final de Kris Meeke (Citröen DS3).

Na edição do ano passado, a Street Stage teve lugar em Braga e, bem imaginada, apresentou um traçado de qualidade que abençoou as zonas históricas da Cidade dos Arcebispos. No Porto o arrojo não fora tanto, mas este ano existem significat­ivas alterações para... muito melhor.

A partida será junto à Sé Catedral – local da chegada de há dois anos – o que é sinónimo de rapidez, pois os primeiros metros serão a descer. A distância a percorrer será de 1950 metros, mais 100 do que há dois anos, mas com imensas diferenças: o final será muito perto do Tribunal da Relação, em frente ao Jardim da Cordoaria, o que significar­á deixar de estar o traçado concentrad­o na Avenida das Aliados e levar os WRC até à Torre dos Clérigos. Serão muitos os locais nobres da Baixa a receber o rali, até porque o retorno para a segunda passagem levará os carros a descer as ruas estreitas que levam à Ribeira.

Em comunicado, a autarquia refere a ampliação das zonas de espectador­es e um total de oito bancadas, mas as zonas gratuitas, apesar do maior espaço, não serão muitas mais. Há muito local interdito ao público.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal