O Jogo

Ameaças anulam jogo contra Israel

A partida agendada para Jerusalém foi cancelada por iniciativa da AFA, depois de mensagens intimidató­rias contra Messi

- PEDRO RIBEIRO

Federação israelita vai apresentar uma queixa na FIFA contra a congénere da Palestina devido às declaraçõe­s do presidente desta última, qualificad­as de “terrorismo futebolíst­ico”

Está definitiva­mente cancelado aquele que deveria ser o último jogo da Argentina na preparação para o Mundial. A Alvicelest­e deveria jogar depois de amanhã em Jerusalém, contra Israel, mas ameaças a Messi e sua família motivaram que os argentinos não quisessem disputar a partida.

“Ojogofoisu­spensoporu­ma única razão: as ameaças de morte a Messi e sua família”, assumiu Miri Regev, ministra da Cultura e Desporto de Israel, exibindo depois fotos de camisolas da Argentina ensanguent­adas. E prosseguiu: “Estas fotos demonstram que elementos terrorista­s ameaçaram as vidas de Messi, família e outros jogadores. É o velho/novo terrorismo que aterroriza desportist­as, que causou o massacre de Munique [JO’1972].” A ministra israelita negou ainda que tenha sido a decisão de realizar o jogo em Jerusalém, em vez de Haifa, como esteve previsto, a motivar a suspensão do mesmo.

Desde que se confirmou o cancelamen­to do jogo, o caso tornou-se político e o primeiro-ministro de Israel, Benja- min Netanyahu, falou com Mauricio Macri, presidente da Argentina, para tratar da questão. A agência Efe garante que fonte do governo argentino confirmou a conversa entre os dirigentes políticos e que Macri se inteirou junto da federaçãoa­rgentina(AFA)dasrazões para anular a partida.

Em Barcelona, onde a seleção treinada por Jorge Sampaoli continua a treinar-se, Claudio Tapia, presidente da AFA, pediu entregando “desculpas à comunidade israelita”, explicando: “A minha

“O jogo foi suspenso por uma única razão: as ameaças de morte a Messi e sua família” Miri Regev Ministra da Cultura e Desporto de Israel

função é zelar pela segurança de todo o grupo. Deixamos em aberto a possibilid­ade de poder jogar contra Israel num outro momento.”

Entretanto, a federação israelita de futebol anunciou ontem que vai apresentar, na FIFA, uma queixa contra a congénere da Palestina “por ato de terrorismo futebolíst­ico”. Isto em virtude das declaraçõe­s de Jibril Rajoud, presidente desta última, que pediu recentemen­te aos adeptos para queimarem fotos e camisolas de Messi.

 ??  ?? Messi e restantes companheir­os continuam a treinar-se em Barcelona
Messi e restantes companheir­os continuam a treinar-se em Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal