O Jogo

Lopetegui em alerta com a qualidade lusa

Selecionad­or realça que só “uma exibição magnífica” de La Roja lhe permitirá ultrapassa­r Portugal, que “não é campeão europeu fruto do acaso”

- CARLOS ALBERTO FERNANDES

Na véspera do último jogo de preparação, hoje ante a Tunísia, técnico enfatiza o talento da equipa das Quinas. Assegura, entretanto, a aptidão de Busquets e a boa recuperaçã­o de Carvajal

Foi com um misto de otimismo e de prudência que Julen Lopetegui abordou ontem o duelo ibérico da primeira ronda do Grupo B do Mundial. O selecionad­or espanhol realiza hoje, frente à Tunísia, o seu 20.º jogo à frente de La Roja, e mantém-se invicto, mas evita a euforia e avisa que a tarefa frente aos lusos será difícil. “Portugal é campeão europeu e não oéfru todo acaso. Tem uma equipa de grande talento, comum a geração com muita qualidade e um jogador que marca uma época”, elogiou, em nova referência a Ronaldo. “Além disso, possui um treinador com muita experiênci­a”, sublinhou, na sua primeira conferênci­a de Imprensa na Rússia, em Krasnodar.

A análise de Lopeteguil eva-o a concluir que os predicados do adversário obrigam Espanha a realizar “uma exibição magnífica”. “Não duvido da força e da qualidade de Portugal. É uma grande equipa em todos os sentidos”, reforçou. Há quatro anos, no Brasil, o percurso dos conjuntos ibéricos foi igualmente dececionan­te, a começar pela estreia (derrota lusa com a Alemanha por 4-0 e da Espanha com a Holanda por 5-1). Lopetegui foi pragmático quando inquirido se preferia outro rival na abertura: “Não adianta pensar nisso, é o calendário que existe. Mais do que nos preocupar, Portugal ocupa-nos.” Há um fator, porém, em que o técnico considera estar em desvantage­m. “Os portuguese­s estão habituados às interrupçõ­es do VAR. Há equipas que foram prejudicad­as com a paragem e nós temos de estar preparados e concentrad­os, até porque o VAR veio para ficar”, vatici- nou.

O técnico dissipou as dúvidas sobre a condição física de Busquets e reiterou a forma satisfatór­ia como Carvajal tem vindo a evoluir da lesão na perna direita contraída na final da Champions. Recusou, porém, elucidar em relação ao onze-base a apresentar.

 ??  ?? Lopetegui considera que Portugal tem a vantagem de estar habituado ao VAR
Lopetegui considera que Portugal tem a vantagem de estar habituado ao VAR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal