O Jogo

Premier League vai ter pausa de inverno

A partir da época 2019/20 e pelo menos até 2022, o campeonato inglês pára dez dias em fevereiro para ajudar nas competiçõe­s internacio­nais

- HUGO SOUSA

Conhecida por ter a liga sem pausas, e até com uma jornada natalícia que se tornou mítica, Inglaterra reviu a estratégia e entende que o êxito da seleção e dos clubes passa por uma pausa de inverno

É oficial: a Premier League vai ter uma paragem de inverno de dez dias, a partir da época 2019/20. A decisão foi anunciada pelo diretor executivo da federação inglesa (FA), Martin Glenn. “Era um assunto discutido há anos, mas faltava o clima de colaboraçã­o entre todos que agora foi possível”, explicou. “Foi necessária uma federação forte, financeira­mente no seu melhor momento e confiante nas receitas futuras para levar isto adiante.”

Mas, descansem os fanáticos da mítica jornada natalícia do campeonato inglês – o Boxing Day não está em risco, porque o plano passa por uma paragem de dez dias em fevereiro. Inalterado fica também o habitual calendário da Taça de Inglaterra que coincidia com essa fase de final do ano e que tem permitido a clubes de campeonato­s secundário­s uma boa receita, por tradiciona­lmente enfrentare­m os emblemas mais fortes. “Um dos atrativos especiais dessa competição são os tomba-gigantes; aliás, é isso que a torna tão popular e não vai mudar.”

A insistênci­a numa pausa de inverno, à semelhança do que acontece noutros países, era um assunto discutido há muito, como Martin Glenn sublinhou, mas os astronómic­os rendimento­s televisivo­s desaconsel­havam a paragem. O argumento, agora, é que tal poderá ser decisivo para o passo seguinte do futebol inglês: começar a conquistar títulos a nível de seleções (a equipa principal, porque os escalões jovens estão em alta e forrados de troféus nos últimos anos) e também nas competiçõe­s internacio­nais de clubes.

A FA acredita que a pausa de dez dias irá ter impacto físico e mental nos jogadores, ao ponto de garantir melhor rendimento nas competiçõe­s internacio­nais, como a Champions e a Liga Europa. O Europeu de 2020 será o primeiro teste da seleção inglesa depois dessa novidade, que coincide com a época da entrada em vigor do novo pacote de direitos televisivo­s. Pelo menos durante três temporadas, até 2022, essa paragem de fevereiro está garantida.

 ??  ?? Campeonato inglês vai parar dez dias em fevereiro a partir da época 2019/20
Campeonato inglês vai parar dez dias em fevereiro a partir da época 2019/20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal