O Jogo

A vez delas

// Título feminino inédito para Teresa Portela e Teresa Vasconcelo­s // Mais duas medalhas para Pimenta

- CATARINA DOMINGOS

Portugal alcançou quatro medalhas no Europeu e, sendo duas delas de ouro, celebrou o melhor desempenho de sempre. Um bom sinal, a pouco mais de dois meses do Mundial de Montemor

A fechar o Campeonato da Europa de velocidade, em Belgrado, havia mais pódios na calha, com as maiores atenções viradas para Fernando Pimenta, campeão de véspera em K1 1000 e que acabaria por assegurar duas medalhas em K1 500 (bronze) e K1 5000 (prata), mas o segundo ouro luso na competição chegou por intermédio de Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s, surpresas aos 30 e 27 anos, respetivam­ente.

As canoístas do Benfica sagraram-se campeãs europeias em K2 200 (distância não olímpica), sendo este o primeiro título continenta­l sénior feminino da modalidade. Além do feito histórico, Portugal termina a competição, que servia de preparação para o Mundial, que em agosto animará Montemor, com quatro medalhas, o melhor número desde o Europeu de 2014 (seis medalhas), mas agora com dois títulos, o que faz desta a melhor prova de sempre – em 2016, Pimenta saiu de Moscovo com dois ouros, mas não havia mais medalhas lusas.

O sucesso de Portela e Vasconcelo­s chega oito anos depois de as duas terem sido campeãs na mesma distância, mas no escalão de sub-23. A dupla esteve junta esse ano e ainda competiu em 2013, separando-se depois devido à decisão de Portela de treinar à margem da Seleção. Este é mesmo o primeiro pódio da atleta de Esposende em Europeus nos últimos quatro anos, enquanto Vasconcelo­s tinha sido prata com Francisca Laia em K2 200 no ano passado, em Plovdiv (Bulgária).

Ontem, as portuguesa­s, agora orientadas por Hélio Lucas, venceram a final em 37,055s, batendo as russas Natalia Podalskaya e Vera Sobetova e as polacas Dominika Wlodarczyk e Katarzyna Kolodziejc­zyk. “Deu-nos algum alento para continuarm­os a preparar o Mundial”, disse Portela no final, não escondendo, tal como Vasconcelo­s, que queriam mais na prova olímpica (K2 500), na qual foram sétimas, e no K4 500 (ficaram nas semifinais, com Francisca Laia e Márcia Aldeias). “Foi um campeonato de emoções. Alguns resultados não correspond­eram ao quequeríam­osemerecía­mos. Fica o que foi bom e segurament­e vamos melhorar o que não correu tão bem, para que no Mundial tudo corra como planeado”, defendeu Portela, enquanto a colega elogiou o técnico: “Tem vindo a fazer um trabalho muito bom connosco, estes resultados são seus também.”

“Fico satisfeito com as medalhas, ainda por cima conquistad­as no Dia de Portugal. E toda a equipa está de parabéns”

Fernando Pimenta

Canoísta do Benfica

 ??  ??
 ??  ?? Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s foram mais rápidas que russas e polacas
Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s foram mais rápidas que russas e polacas
 ??  ?? Pimenta exibe as três medalhas junto ao presidente da Federação, Vítor Félix
Pimenta exibe as três medalhas junto ao presidente da Federação, Vítor Félix

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal