O Jogo

Dragão blindou promessas

Madi Queta é a próxima renovação num processo quase concluído Diogo Queirós também pode sair para Inglaterra

- ANDRÉ MORAIS BRUNO FILIPE MONTEIRO

Desde 2017 que os dragões vão colocando a salvo os principais ativos da formação. Em 2018 o plano intensific­ou-se e nesta fase estão quase todos protegidos. Afonso Sousa, Lameira e Estrela são exceções

A saída de Diogo Dalot rendeu 22 milhões ao FC Porto, mas SAD preferia ter renovado com o lateral-direito do que vendido tanto talento de forma tão precoce. Para evitar uma situação do género – possibilid­ade antecipada pelos dragões há largos meses – a SAD foi colocando em marcha uma espécie de plano de alerta para blindar todos os talentos da formação em fim de contrato ou com apenas mais um ano de vínculo. O plano está quase cumprido, ainda que faltem salvaguard­ar os contratos de Madi Queta, João Lameira, Paulo Estrela eAfonso Sousa. O primeiro deve assinar no início desta semana. O filho de Ricardo Sousa já foi, também, abordado nesse sentido. Paulo Estrela e Lameira serão os últimos processos a avançar, a julgar pelo que O JOGO apurou.

A tabela ao lado dá conta de todos os que renovaram entre 2017 e 2018, a fase em que o clube se virou de forma mais incisiva para a formação, de onde saíram, nos últimos anos, jogadores como Rúben Neves, André Silva ou Dalot. Na lista ao lado não entram outros ativos como Fernando Fonseca, Rui Pires ou Luís Mata, unicamente porque este já estão protegidos há mais de dois anos. Só desde que 2018 começou, renovaram (por esta ordem) João Mário, Rui Moreira, Romário Baró, Mbaye, Diogo Costa, Pedro Justiniano, Bruno Costa e Diogo Bessa. Os últimos seis colocaram o preto no branco há menos de um mês, já com o “Alerta Dalot” bem próximo do sinal vermelho. Quando 2018/19 começar, serão muito poucos os dragãozinh­os muito promissore­s a um ano ou menos de terminarem o vínculo com os azuis e brancos. E isso é reconforta­nte para a SAD. Aliás, de uma extensa lista, só quatro (João Costa, Jorge Fernandes, Rui Moreira eJoãoMário)terminam contrato em 2020 (re-

novaram já há algum tempo), mas nenhum terá, à partida, um colosso como o Manchester United disposto a atacá-lo ao ponto de impedir que o FC Porto continue a ser a melhor proposta de carreira para cada um dos casos.

Na lista de renovações recentes, destacam-se as de Diogo Costa, Bruno Costa, Romário Baró e Pedro Justiniano. O primeiro é o futuro da baliza do FC Porto e tinha muitos interessad­os. Bruno Costa já foi chamado a jogo por Conceição. Romário Baró (ainda júnior) foi uma das maioresrev­elaçõesde2­017/18 e Pedro Justiniano também já joga na equipa B mesmo com idade inferior. Diogo Leite e Queirós já renovaram na época passada.

Desde que arrancou o ano civil de 2018, o FC Porto já conseguiu renovar os contratos dos jovens João Mário (sub19), Rui Moreira, Romário Baró, Mbaye, Diogo Costa, Pedro Justiniano, Diogo Costa (equipa B) e Bruno Costa (foi utilizado em Liverpool, para a Liga dos Campeões)

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? RÚBEN NEVES (15/16), ANDRÉ SILVA (16/17) E DIOGO DALOT (17/18) RENDERAM 76 MILHÕES DE EUROS AO FCPORTO
RÚBEN NEVES (15/16), ANDRÉ SILVA (16/17) E DIOGO DALOT (17/18) RENDERAM 76 MILHÕES DE EUROS AO FCPORTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal