O Jogo

“Ronaldo é o jogador que mais admiro”

Marta, a melhor futebolist­a de sempre a O JOGO

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Em entrevista exclusiva a O JOGO, a melhor jogadora de todos os tempos não esconde o carinho pelo nosso país e a admiração profunda que nutre por Cristiano Ronaldo

Marta Vieira da Silva. Simplesmen­te Marta, nome que ficará perpetuado na história do desporto e do futebol feminino, em particular. Apelidada de rainha, foi distinguid­a cinco vezes como melhor jogadora do mundo e, aos 32 anos, a consagrada goleadora continua a espalhar talento pelos relvados. Atualmente nos Estados Unidos, onde representa o Orlando Pride, a melhor futebolist­a de todos os tempos concedeu uma entrevista a O JOGO e não escondeu o carinho por Portugal e Cristiano Ronaldo, com o qual partilhou vários momentos nas galas de entrega de pré- mios da FIFA e não só. Também embaixador­a da Boa Vontade, no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento, Marta não só revelou faceta de excelente comunicado­ra, como evidenciou simpatia e humildade. Em 2014, pisou o relvado do Estádio do Restelo para jogar a final da Liga dos Campeões feminina. O que conhece de Portugal? —Já estive em Portugal algumas vezes de passagem. Em 2014, tive oportunida­de de jogar a final e aproveitei para permanecer. Acompanhei a final da Liga dos Campeões masculina no estádio e foi maravilhos­o. Ver o Real Madrid, com o Cristiano Ronaldo a ganhar a Liga dos Campeões no seu próprio país, foi fantástico. Foi nessa altura que tive a oportunida­de de conhecer mais da cultura portuguesa, passear pelo centro de Lisboa, mas espero voltar mais vezes e passar mais tempo aí. Falou em Cristiano Ronaldo, que conhece pessoalmen­te. É uma referência para si? —Gosto muito da maneira como ele encara o trabalho. Já gostava dele antes de o conhecer pessoalmen­te. Desde os tempos do Manchester United que o acompanhav­a, e torcia pelo Manchester United por causa dele. Hoje, já não costumo assistir tanto às partidas do United, assisto mais aos jogos do Real Madrid [risos]. Tive oportunida­de de estar com ele no mesmo ambiente, conversar um pouco e sempre se mostrou uma pessoa muito humil- Melhor marcador do campeonato, com 34 golos, os mesmos que Messi (Bota de Ouro), Jonas não foi convocado para o Mundial na Rússia, uma decisão que Marta não deixa de compreende­r. “Conheço o Jonas como atleta, é um jogador com qualidade muito grande e está muito bem em Portugal, mas creio que o Tite já tinha um grupo fechado e uma ideia para a Copa do Mundo”, diz, com uma analogia curiosa: “Nas últimas semanas estava muito em cima da hora. É como não jogar nada durante os 90 minutos e querer resolver no último minuto. Acredito que deveria ter tido uma chance mais cedo, até para ser testado e ver se realmente poderia lutar por um lugar nos 23. Não posso dizer que tenham havido surpresas na convocatór­ia”, sublinha.

“Jonas? Tite tinha o grupo fechado”

“Final entre Portugal e Brasil iria partir-me o coração, mas teria de torcer pelo Brasil. Se o Brasil não ganhar, que ganhe Portugal, por conta do Ronaldo

Marta

Internacio­nal

brasileira MARTA DIZ “Gosto muito da maneira como Ronaldo encara o trabalho. Espero que possa conquistar mais” “Torcia pelo United por causa do Ronaldo, mas hoje assisto mais aos jogos do Real Madrid” “Espero que seja o Mundial do Neymar, porque isso significa que o Brasil estará bem”

de, muito dedicada, muito atenciosa e isso encanta-me nele. Torço muito por Ronaldo. Já conquistou tudo e espero que possa conquistar muito mais. Estamos em contagem decrescent­e para o Mundial. Dado o apreço pelo Cristiano, como se vai sentir? —Costumo dizer que há uma seleção... Fora o Brasil, se o Brasil não ganhar, espero que Portugal ganhe o campeonato do mundo. Ou Portugal, ou a Suécia [Marta passou boa parte da carreira na Suécia]. Como acho que Portugal tem mais potencial que a Suécia, tem mais chances. E aí, quando temos o melhor jogador do mundo, tudo pode acontecer. Se o Brasil não ganhar, como esperamos, obviamente, que ganhe Portugal, por conta do Cristiano. E se houver uma final Portugal-Brasil? —Isso iria partir o meu coração, mas teria de torcer pelo Brasil [risos]. Olhando para o Brasil, acredita que poderá ser o campeonato do mundo de Neymar? —Espero que seja, porque se o Neymar estiver bem, isso significa que o Brasil estará bem e vai jogar bem. Nesse caso, as chances de o Brasil vencer crescem muito mais. Terá oportunida­de de estar na Rússia, a assistir aos jogos do campeonato do mundo? —Irei ver apenas pela televisão, porque o campeonato dos Estados Unidos não tem paragem nessa altura. Recebi até propostas de emissoras do Brasil para comentara pro valá na Rússia, mas não pude aceitar, porque perderia uns sete a oito encontros pela minha equipa. Não dava. Mas vou torcer e vibrar daqui mesmo, dos Estados Unidos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal