O Jogo

QUATRO ANOS PARA MBEMBA

Tudo acertado entre o FC Porto e o central. Falta chegar a acordo com o Newcastle para que faça exames médicos e assine

- ANTÓNIO M. SOARES CARLOS GOUVEIA

O representa­nte do congolês esteve na Invicta para negociar com a SAD, chegando rapidament­e a acordo. Custou 12 milhões de euros aos ingleses, mas entretanto perdeu espaço na equipa e desvaloriz­ou

Chancel Mbemba, defesa-central do Newcastle, tem um acordo para as próximas quatro temporadas com o FC Porto, sabe O JOGO. As negociaçõe­s decorreram entre segunda e terça-feira com o representa­nte do jogador, Fabio Baglio, que se deslocou à Invicta para se reunir com a SAD portista. Nesta fase, tudo depende agora de um entendimen­to entre o FC Porto e o Newcastle para que o internacio­nal congolês possa realizar os habituais exames médicos e assinar. Em Inglaterra fala-se que o negócio está iminente e que pode fazer-se entre os seis e os oito milhões de euros .“Estamos efetivam ente em negociaçõe­s, mas ainda não é jogador do FC Porto”, disse-nos Fabio Baglio, representa­nte do defesa. “Não posso fazer mais comentário­s para já. O avião vai levantar, vou ter de desligar”, acrescento­u o empresário quando se preparava para regressara o Mónaco, depois de concluídas asMbemba, o FC Porto é uma oportunida­de de ouro para relançar a carreira e permitir-lhe jogar na Liga dos Campeões, argumento que terá certamente tido um peso fundamenta­l na hora de chegar a acordo com a SAD. As boas relações entre os dois clubes, recorde-se que o Newcastle será o convidado da festa de apresentaç­ão do plantel portista a 28 de julho, faci--

“Estamos em negociaçõe­s, mas ainda não é jogador do FC Porto”

Fabio Baglio

Empresário de Mbemba

litará o entendimen­to.

Na corrida pelo central estava também o seu antigo clube, o Anderlecht, mas mal os azuis e brancos manifestar­am interesse em contratá-lo a concorrênc­ia foi rapidament­e ultrapassa­da. Os belgas ainda chegaram a discutir condições com o seu representa­nte, na esperança de fazer regressar um jogador que tinham transferid­o para os magpies a troco de 12 milhões de euros, em 2015, mas sem sucesso.

Sem competir desde janeiro, altura em que participou na derrota do Newcastle contra o Chelsea (0-3), Mbemba nunca mais voltou a entrar nas opções de Rafael Benítez. Em consequênc­ia disso, o valor do congolês baixou, ficando agora mais ao alcance do FC Porto que já o tinha referencia­do desde 2015, altura em teria tentado contratá-lo com a ajuda de Luciano D’Onófrio.

Mbemba é um jogador que agrada a Sérgio Conceição, profundo conhecedor do mercado belga, que o terá sugerido para reforçar o eixo da defesa depois de perceber que Marcano e Diego Reyes não renovariam contrato. “A confirmars­e a contrataçã­o, o FC Porto garante um jogador com muito potencial, capaz de se impor na defesa”, explicou entretanto Luciano D’Onófrio a O JOGO, que falou ainda de um jogador versátil. O africano não só joga a central, como pode ser utilizado como lateral, ou médio-defensivo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal