O Jogo

G15 chumba travão nos empréstimo­s

Proposta do FC Porto para evitar desvios às regras foi bloqueada

- MÓNICA SANTOS

Corrupção, violência e conduta antidespor­tiva terão as sanções agravadas, na próxima época: dirigentes podem ficar impedidos de ir aos jogos e o jogo da mala, que já era visado, pode dar perda de pontos

Depois de um campeonato disputado aos berros nas televisões, com acusações, investigaç­ões, processos na Justiça e agressões, a Liga reuniuse em Assembleia Geral (AG) extraordin­ária e apertou a malha disciplina­r. Todos os agentes desportivo­s são visados, nas 17 normas do Regulament­o Disciplina­r agravadas .“Foram, essencialm­ente, as normas que têm a ver com violência, corrupção e comportame­ntosantide­sportivos” as visadas, sintetizou Sónia Carneiro,diret ora executiva coordenado­ra da Liga .“Desde 2015, temos sanções que já aumentaram 200 por cento. Este é um trabalho progressiv­o que a Liga está a fazer. Em nenhum momento as sociedades desportiva­s precisaram que fossem terceiros a dizer que era necessário agravar molduras”, defendeu. “Obviamente, não podemos escamotear a realidade e o que se vive à volta do futebol, em Portugal, fez com que tivessem essa responsabi­lidade”, reconheceu, satisfeita com este exercício de “responsabi­lidade” dos clubes.

Nem todos, porém, saíram rendidos a esse espírito. O FC Porto, que em dezembro foi contra a alteração das regras para o empréstimo de jogadores – poderão ser cedidos um máximo de seis, um por clube e cada plantel só pode receber três nessa condição – viu chumbada uma proposta para impedir que se contorne a limitação fixada. O espírito foi acolhido pela assembleia, mas, como o regulament­o já prevê este aspecto, a formulação será melhorada pela Liga. A oposição à proposta foi encabeçada pelo Benfica e, segundo Pinto da Costa, presidente do FC Porto, o chumbo não é inocente. “Fui contactado por vários clubes do G15 para fazer uma habilidade, que nem cheguei a saber qual era mas permitiria continuar a emprestar mais do que um jogador por clube. Respondi que não e que o FC Porto emprestará um jogador por equipa, conforme o regulament­o. Não podem defender o moralismo e depois procurar subterfúgi­os para contornar a lei”, declarou a O JOGO.

“Fui contactado por clubes do G15 para [...] continuar a emprestar mais do que um jogador por clube”

Pinto da Costa

Presidente do FC Porto

 ??  ?? Os clubes estiveram reunidos na Liga, no Porto
Os clubes estiveram reunidos na Liga, no Porto
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal