O Jogo

GRANDE BALÃO DE OXIGÉNIO

Jornalista­s espanhóis dizem que quem ganha com a saída de Lopetegui é Portugal, primeiro adversário no Mundial

- Textos MANUEL CASACA

Bernardo Silva entende que os portuguese­s teriam de estar preocupado­s se Fernando Santos estivesse para sair

Uns lançam críticas afirmando que o antigo treinador do FC Porto deveria ter alertado o balneário, outros atiramse ao líder da federação, acusando-o de não ter sabido gerir a situação

A contrastar coma se vive no quartel-general da Seleção portuguesa, a Espanha passa por dias complicado­s antes do confronto ibérico marcado para amanhã, em Socchi. Menos de 24 horas depois de o Real Madrid ter enviado uma autêntica bomba ao anunciar oficialmen­te a contrataçã­o do selecionad­or espanhol, pagando a cláusula de rescisão de dois milhões de euros, a federação espanhola decidiu despedir Julen Lopetegui. O caos está instalado, garantem os jornalista­s espanhóis que acompanham os trabalhos da equipa treinada por Fernando Santos. A Imprensa de Espanha considera que a bomba lançada pelo clube merengue garantiu ainda mais confiança ao campeão europeu. Foi como uma bomba de oxigénio que Portugal recebeu a escassos dias da estreia no Campeonato do Mundo.

Muito crítica com Julen Lopetegui, com o Real Madrid e como presidente da federação, Luis Rubiales, a Imprensa espanhola entende que Portugal sai a ganhar com toda esta confusão. “Foi uma bomba que caiu na seleção espanhola e uma boa notícia para Portugal”, lamentou a O JOGO Alejandro Rodríguez, jornalista da TVE, o canal público espanhol. E nem a substituiç­ão imediata com a entrada de Fer- nando Hierro baixou onívelde críticas.

Em Kratovo, no quartel-general da Seleção portuguesa, a Imprensa espanhola admitiu o despedimen­to do selecionad­or logo às primeiras horas do dias. Bernardo Silva, o jogador escolhido pela federação para falar aos jornalista­s, foi logo bombardead­o com perguntas relacionad­as com a transferên­cia de Lopetegui para o Real Madrid. Nessa altura, contudo, ainda só se sabia que estava marcada uma conferênci­a de Imprensa em que deviam marcar presença o presidente e o selecionad­or espanhóis. Por isso mesmo, e porque não se quis intrometer no assunto, o esquerdino tentou fugir à

questão. “Se Fernando Santos estivesse para sair, seria um problema nosso e uma razão para nos preocuparm­os e pensarmos nisso. É uma questão da federação e da seleção espanhola, eles é que têm de estar preocupado­s. Nós só temos de estar preocupa dos com o nosso trabalho para estarmos na máxima força”, vincou o jogador do Manchester City.

E foi já depois de terminar o treino que foi conhecido o despedimen­to de Julen Lopetegui. E se alguns jornalista­s espanhóis consideram que a saída era inevitável, para outros o selecionad­or devia manter-se por ter a confiança dos jogadores. Por isso, as críticas estendem-se ao presidente da federação espanhola, Luis Rubiales. “O despedimen­to é um erro histórico e uma decisão precipitad­a. Mostra a falta de experiênci­a do novo presidente da federação espanhola”, criticou Manu Sainz, jornalista do diário “AS”.

 ?? Fotos LEONEL DE CASTRO ??
Fotos LEONEL DE CASTRO
 ??  ?? Enviados especiais em Kratovo
Enviados especiais em Kratovo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal