O Jogo

A nossa praia é mesmo a praia

Várias modalidade­s e um ponto em comum: desequilíb­rio

- JOÃO ARAÚJO

Os títulos europeus de futebol e futsal, que Portugal ostenta, são uma contradiçã­o histórica, ao contrário da variante das areias, onde “nuestros hermanos” não ganham

Comparar o sucesso do desporto português e o do espanhol é como comparara dimensão dos dos países: Espanha tem quase o quíntuplo da população, mais de cinco vezes a superfície de Portugal e no desporto… bem, no deporto, seja qual for o ângulo pelo qual se olhe, parecerá sempre uma comparação injusta. A começar pelo número de medalhas ganhas em Jogos Olímpicos, cuja diferença basicament­e correspond­e à diferença de tamanho entre ambas as nações: no total, mais 4,6 vezes para a Espanha; se olharmos apenas às de ouro, então a desproporç­ão multiplica-se oito vezes!

Na mais histórica e vitoriosa das rivalidade­s ibéricas, o hóquei em patins, Portugal sai a ganhar em conquistas de campeonato­s da Europa, mas a tendência dos últimos anos é assustador­a: um este século, contra seis da Espanha. A manter-se, a vantagem não tardará a esfumar-se, como sucedeu com os Mundiais. Em termos clubístico­s, a diferença de conquistas da mais importante competição europeiaé maior ainda do que no futebol, onde os espanhóis têm 18 Champions contra as quatro portuguesa­s.

O equilíbrio que se verifica no desporto-reia o nível das seleçõespr­incipais neste século X XI (ver infografia­s ao lado) poderá desfazer-se com o confronto de hoje, embora até as duas vitórias para cada lado e os dois empates tenham algo de enganador – cada seleção ganhou um amigável e um jogo numa fase final (Portugal no Euro ’2004, a Espanha no Mundial ’2010), ma suma das igualdades seria resolvida no desempate por penáltis, no Euro’2012, que a Roja acabaria por conquistar. Esta história começou, de resto, enviesada, com a Espanha a ganhar 3-1 em 1921, na estreia do duelo ibérico. pela primeira vez ao 13.º confronto, em 1937, três anos após uma tristement­e célebre derrota por 9-0…

Nas competiçõe­s europeias, neste século, o cenário nãoémelhor, o saldo positivo do Braga( duas vitória sem três jogos, uma delas em Sevilha, noplay-off da Champions) eoda Académica, que perdeu uma vez e ganhou outra ao At. Madrid, na Liga Europa de 2012/13.

Abdebol, râguebi, futsal… as modalidade­s mudam, o panorama mantém-se. Faz pensar que mais valia Portugal dedicar-se à pesca, até porque apraiaécen­ário de sucesso: a seleção portuguesa tem dois títulos mundiais eleva a melhor nos confrontos diretos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal