O Jogo

Empate abre portas

Pela quinta vez a Seleção Nacional empata no jogo de estreia de uma fase final. Nas quatro anteriores ultrapasso­u sempre a fase de grupos

- ANTÓNIO PIRES

Entre campeonato­s do mundo e da Europa, Portugal nunca foi eliminado depois de pontuar no primeiro jogo, apesar de já ter caído após entrar a vencer, como sucedeu em 1986

Pela segunda vez em Mundiais e pela quinta vez em fases finais de grandes competiçõe­s – três vezes em Europeus –, a Seleção Nacional estreia-se com um empate na prova. Um resultado que nas quatro ocasiões anteriores deixou boas memórias a Portugal, uma vez a equipa das Quinas conseguiu sempre ultrapassa­r a fase de grupos. Aliás, convém recordar que, apenas há dois anos, foi com uma igualdade (1-1) frente à Islândia que o conjunto orientado por Fernando Santos abriu a sua participaç­ãonoEuro’2016,queviria a conquistar em Paris, no Stade de France, isto sem ter ganho qualquer partida na fase de grupos.

Foi no Euro’1984 que os lusos empataram pela primeira vez na estreia. Um nulo diante da República Federal Alemã, seguido de novo empate (1-1) contra a Espanha e de uma vitória ante a Roménia (1-0), perdendo (2-3) com a França nas meias-finais. No Euro’1996, à igualdade com a Dinamarca (1-1), seguiram-se triunfos frente a Turquia (1-0) e Croácia (3-0), e eliminação aos pés da República Checa. No Mundial’2010, Portugal começou com um nulo ante a Costa do Marfim, goleando depois a Coreia do Norte (7-0), antes de novo nulo ante o Brasil. Nos “oitavos” seria eliminado pela Espanha (0-1).

A título de curiosidad­e, refira-se que nas três ocasiões que Portugal não passou o grupo em Mundiais, em 1986 até começou por vencer a Inglaterra. Em 2002 e 2014 entrou a perder e não recuperou.

 ??  ?? Duelo ibérico foi muito disputado do princípio ao fim
Duelo ibérico foi muito disputado do princípio ao fim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal