O Jogo

Sede europeia do surf muda-se para Lisboa

Depois de 30 anos em solo francês, Liga Mundial (WSL) escolheu Portugal como nova base, dando seguimento à boa onda do país na modalidade

-

Proximidad­e das praias, o facto de o país organizar importante­s provas do calendário nacional e até a atenção mediática gerada pelo fenómeno das ondas gigantes contribuír­am para a decisão

A sede europeia da Liga Mundial de Surf (WSL) vai passar para Lisboa, naquele que é visto como mais um passo para “posicionar Portugal como principal país de surf na Europa”, confirmou o representa­nte luso da estrutura, Francisco Spínola, em declaraçõe­s à agência Lusa.

“Lisboa e Portugal vão ser a montra do surf europeu para o mundo”, prosseguiu Francisco Spínola, confirmand­o a mudança da sede para a capital portuguesa, isto depois de quase 30 anos em solo francês.

De acordo com o responsáve­l, esta mudança decorre da organizaçã­o nas ondas portuguesa­s das principais provas da WSL, sejam etapas dos circuitos mundiais masculinos, femininos, além do fenómeno à volta das ondas gigantes, assim como Mundiais de juniores. A vasta orla costeira, com proximidad­e das praias, foi outro fator que pesou favoravelm­ente.

“Além de todas as acessibili­dades de uma capital europeia, Lisboa oferece surf a meia hora do centro e condições para a prática da modalidade durante todo o ano”, frisou Spínola, acrescenta­ndo que a estrutura vai ser instalada, numa primeira fase, em Lisboa, estimando-se que ajude a criar 10 a 12 novos postos de trabalho.

Portugal é o país europeu com mais provas da WSL, organizand­o, em 2018, uma etapa do circuito mundial pelo décimo ano consecutiv­o (MEO Rip Curl Pro Portugal, em Peniche), três do de qualificaç­ão (Caparica Pro, Pro Santa Cruz e EDP Billabong Pro Ericeira) e uma de ondas gigantes (Nazaré Challenge).

Ainda segundo Spínola, a es- trutura a instalar em Portugal vai ficar como “centro decisório” do surf na Europa, mas terá igualmente peso nas decisões estratégic­as que serão tomadas em competiçõe­s que se disputam em África e no Médio Oriente.

 ??  ?? Ondas da Nazaré ajudaram a internacio­nalizar Portugal como destino de surf
Ondas da Nazaré ajudaram a internacio­nalizar Portugal como destino de surf

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal