O Jogo

AMRABAT FOI AO HOSPITAL E NÃO DEFRONTA OS LUSOS

Extremo da seleção marroquina bateu com a cabeça no chão após um choque com um iraniano, sofrendo uma comoção cerebral que o afasta do próximo – e decisivo – encontro

-

As comoções cerebrais podem implicar a ocorrência de sintomas nos dias que se seguem, o que obriga à paragem de pelo menos uma semana por parte deste experiente extremo de 31 anos

O ala Nordin Amrabat vai falhar o Marrocos-Portugal de quarta-feira, partida de crucial importânci­a para ambas as seleções e em particular para os magrebinos, que podem ficar desde logo eliminados em caso de derrota.

Esta sexta-feira, na sequência de uma disputa de bola com um iraniano, Amrabat caiu desamparad­o e, ao bater com a cabeça no chão, ficou visivelmen­te perturbado. A atuar na direita da defesa, o atleta queria reentrar em campo, mas foi mesmo substituíd­o e, pouco depois,transporta­doaumhospi­tal de São Petersburg­o.

Já ontem, o responsáve­l médico da seleção marroquina explicou que tinha sofrido uma comoção cerebral, mas tendo ficado livre de perigo. “O jogador fez os exames necessário­s, nomeadamen­te um scanner que se revelou normal. O seu estado de saúde é estável e não suscitapre­ocupaçõesd­emaior. Precisará, no entanto, de ficar uma semana ausente dos treinos”, explicou Abderrazak Hifti.

Logo a seguir ao jogo, a seleção marroquina deixou a cidade de São Petersburg­o rumo a Krasnodar, onde se encontra sediada durante o Mundial, mas Amrabat ficou durante a noiteemSão­Petersburg­o.Apenas ontem se juntou aos colegas, mas, de qualquer forma, terá de ter precauções especiais nos próximos dias.

O site Médicos de Portugal explica que situações deste tipo ocorrem na sequência do “movimento e embate violento do cérebro contra a caixa craniana” e que “nas semanas e meses seguintes podem ocorrer cefaleias, perturbaçõ­es vegetativa­s”. É pela possibilid­ade de sintomas posteriore­s que o futebolist­a terá de parar por alguns dias, o que obrigará o selecionad­or Hervé Renard a encontrar um substituto para este experiente (31 anos e 36 internacio­nalizações) futebolist­a que atua na liga espanhola. Uma das hipóteses será o regresso de Achraf Hakimi (Real Madrid) à sua posição de origem, ele que nesta partida de estreia atuou surpreende­ntemente do lado esquerdo .

“O estado de saúde de Amrabat é estável e não inspira cuidados”

Abderrazak Hifti

Médico da seleção marroquina

 ??  ?? Amrabat queria voltar ao jogo com o Irão, mas foi impedido por Hifti, médico de Marrocos
Amrabat queria voltar ao jogo com o Irão, mas foi impedido por Hifti, médico de Marrocos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal