O Jogo

Janko a pedir novo impulso

Chegou cedo a Old Trafford, ganhou um prémio no clube, mas tem mudado várias vezes de equipa

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Suíço foi considerad­o um talento precoce e o salto para Inglaterra fê-lo ser rotulado de promessa. Chegada ao Dragão é vista como uma oportunida­de de ouro para lançar novamente a carreira

É no talento e nas promessas que deixou durante a passagem por Inglaterra que se baseia a aposta do FC Porto em Saidy Janko, um talento precoce nascido na Suíça, a quem a sorte tem fugido nas últimas épocas. Aos 22 anos, o jogador com raízes na Gâmbia (por parte do pai) prepara-se para representa­r o quinto clube em cinco temporadas, depois de uma experiênci­a no Manchester United que fez arregalar os olhos a muitos caças-talentos. Aliás, Janko foi eleito o melhor jogador da academia dos red devils pelos adeptos do clube logo na primeira temporada, em que ganhou o rótulo de “promessa”. As páginas afetas ao emblema de Old Trafford viam no agora reforço portista um eventual substituto de António Valência, e tiquetaque, curiosamen­te, agora colocam num ex-dragão: Diogo Dalot.

Forte fisicament­e e de grande propensão ofensiva, Janko foi muitas vezes utilizado como ala pelos treinadore­s, que queriam tirar partido da boa capacidade para ir à linha de fundo e colocar a bola na área. Deu nas vistas num empréstimo ao Bolton e o Celtic nem hesitou em contratá-lo no verão de 2015/16. Arrancou em força a aventura escocesa, jogando na Ligados Campeões e até na Liga Europa, mas uma lesão no joelho afastou-o durante vários meses e na época seguinte foi cedido ao Barnsley, da Championsh­ip.

O Saint-Étienne foi o passo que se seguiu para o internacio­nal sub-21 suíço, que foi utilizado maioritari­amente na sua posição de origem: lateral-direito. Até ao mercado de janeiro foi quase tudo um mar de rosas. A contrataçã­o de Debuchy (ex-Arsenal) por parte dos verts, porém, roubou-lhe espaço e fê-lo procurar outra casa. O FC Porto abriu-lhe a porta do Dragão e o jovem de 22 anos entrou sem pensar, esperançad­o em dar um novo impulso à carreira e largar de uma vez o rótulo de “eterna promessa”.

2013/14: recebeu o premio Denzil Haroun, para melhor jogador das reservas do United

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal