O Jogo

PEREGRINOS CHEIOS DE FÉ NAS ROMARIAS DO MUNDIAL

O Terreiro do Paço, onde está instalada a Arena Portugal, foi ontem ponto de paragem obrigatóri­o para ver os jogos do dia, com México-Alemanha e Brasil-Suíça em destaque

- KÁTIA CATULO

Lisboa é só mais uma paragem para ver a bola. Os adeptos do Terreiro do Paço, muitos deles estrangeir­os que escolheram Portugal para as férias, percorrem o país à procura de cervejas e ecrãs gigantes

O Mundial é como uma romaria. Tem um ponto de partida e uma chegada. E, pelo caminho, paragens em várias capelinhas. Os adeptos que passam pela Arena Portugal, no Terreiro do Paço, em Lisboa, são como peregrinos. Já correram o Norte do país, desceram ao Centro e, alguns, ainda vão continuar por aí abaixo até à ponta do Algarve. Alfonso Gutierrez e os dois filhos, Jorge e Yasmin, têm uma motivação mais espiritual: “Estamos aqui afazer o Caminho de Santiago ”, conta o mexicano. Nada os impede, porém, de suspendere­m a viagem sempre que há jogos do campeonato.

Já estiveram em Braga e já passaram pelo Porto para ver os primeiros jogos em praças, largos e onde calhou. O duelo entre México e Alemanha é em Lisboa, na Praça do Comércio. Para quem já está a pensar no sacrilégio que é misturar bola com religião, é porque ainda não percebeu que o futebol também só faz sentido com uma grande dose de fé: “Sabemos que a Alemanha é muito forte, mas acreditamo­s que é possível derrotá-los.”

A mesma fezada têm Lea, Pia e Dominih, mas no sentido oposto. São três amigos alemães, todos a viver na cidade de Frankfurt e a passar uns dias em Portugal. As férias, planeadas há pouco mais de um ano, não tiveram em conta o Mundial, mas isso não é um imprevisto que obrigue a mudar os planos: Lisboa é a primeira paragem, Alentejo e Algarve são as próximas. Esperam encontrar várias cidades onde ver os jogos do Mundial e esclarecem, desde já, que não são nada esquisitos. “Basta encontrar uma praça com um ecrã e cerveja e ficámos felizes”, explica Pia Berlepsch.

Os adeptos no Terreiro do Paçoconten­tam-secomcoisa­s simples. Ver a bola é o grande objetivo, mas se conseguire­m ir a banhos, é o dia perfeito. “Onde houver uma cidade com praia é onde vamos parar para ver o Mundial”, diz o mexicano Diego La Mar que, depois de passar por Lisboa, tem as praias do Algarve debaixo de olho.

BRASIL SUÍÇA FOI O PRATO PRINCIPAL DO DIA, MAS A ALEGRIA BRASILEIRA NÃO FOI TOTAL POR CAUSA DO EMPATE

 ??  ?? Brasileiro­s foram espalhando alegria, apesar do empate final
Brasileiro­s foram espalhando alegria, apesar do empate final
 ??  ?? Mexicanos fizeram a festa antes do Brasil-Suíça
Mexicanos fizeram a festa antes do Brasil-Suíça
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal