O Jogo

Ouro duplo a abrir

Melanie Santos e João Pereira vencem no triatlo // Bronze na natação e no tiro

- Enviado especial a Tarragona [Espanha] Textos RUI GUIMARÃES

No circuito urbano de Altafulla, em Tarragona, onde se estreou a prova de triatlo dos Jogos do Mediterrân­eo, Melanie Santos e João Pereira foram os primeiros a dar uma medalha a Portugal

Melanie Santos e João Pereira foram os primeiros portuguese­s a subir ao lugar mais alto do pódio no ano de estreia de Portugal e do triatlo nos Jogos do Mediterrân­eo, que se realizam em Tarragona, até dia 1 de julho, e que tinham franceses e espanhóis a assumirem-se favoritos.

“Ele não pode ver nada que tem logo de me imitar”, brincava Melanie Santos. A benfiquist­a, que já havia feito a festa e passara grande parte da prova masculina a conversar com os jornalista­s, tinha de novo motivos para sorrir. Depois de ter ganho a primeira medalha de ouro para Portugal numa edição dos Jogos do Mediterrân­eo, no triatlo, o namorado João Pereira, de 30, acabava de vencer a segunda, na mesma modalidade. Era uma entrada fantástica da comitiva lusa nos Jogos de Tarragona. Minutos mais tarde, noutro local, João Costa era bronze no tiro.

“Ganhar a medalha de ouro é muito bom, mas conseguila por Portugal é muito gratifican­te”, havia dito Melanie no final. “Nasci na Suíça, vim de lá com 11 anos, mas sou 100% portuguesa e tenho muito orgulho nisso. Temos um país maravilhos­o, com condições fantástica­s para praticar desporto e não só; temos é de as aproveitar da melhor maneira. Sou mesmo uma orgulhosa portuguesa e há que fazer de Portugal um país que toda a gente queira visitar”, reforçou. Melanie, que foi medalha de prata no Mundial de sub-23 disputado no ano passado, em Roterdão (Holanda), fez uma prova espantosa. Foi a terceira a sair do primeiro segmento, a natação, mas logo na transição para o ciclismo passou a concorrênc­ia da espanhola Anna Godoy Contreras e da compatriot­a Gabriela Ribeiro. Na troca para a corrida estava já (há muito) isolada e foi com naturalida­de que cortou a meta sem que, atrás dela, se avistassem adversária­s. Melanie, que fez 1h04m52s, deixou Anna Godoy Contreras a 1m42s e a italiana Federica Parodi a dois minutos.

Gabriela Ribeiro, a outra portuguesa, foi quarta, a 2m36s.

O namorado João Pereira, tricampeão europeu em 2017, teve uma competição mais equilibrad­a e entrou na última volta de corrida ao lado de dois espanhóis. Foi aí que sprintou para o êxito: fez 57m28s, deixando Antonio Seoane a 17 segundos e Antonio López a 29. “Venho de um período menos bom, com uma pubalgia, mas recuperei bastante bem. As medalhas já não costumam ser só minhas, mas esta, sem dúvida, é mais dos fisioterap­eutas, treinadore­s e todo o staff que se esforçou para me pôr melhor do que minha”, disse João Pereira.

“Sabia que não era fácil, mas tive uma atitude agressiva no arranque e isso permitiu-me acreditar sempre” Melanie Santos Triatlo

“Foi uma prova espetacula­r. Venho de uma lesão e recuperei bastante bem” João Pereira Triatlo

 ??  ??
 ??  ?? Melanie Santos e João Pereira posam para a fotografia com os restantes medalhados
Melanie Santos e João Pereira posam para a fotografia com os restantes medalhados
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal