O Jogo

Honda mantém Japão no topo

Avançado fez o 2-2 com o Senegal, segundo pela disciplina

- PEDRO RIBEIRO

Equipas sensação da primeira jornada do Grupo H por terem derrotado Colômbia e Polónia, respetivam­ente, Japão e Senegal empataram 2-2, continuam nos dois primeiros lugares e só precisam de um empate na última jornada para seguirem para os “oitavos”. Com o mesmo número de pontos e golos (4-3), a liderança é dos nipónicos por terem acumulado menos cartões (três contra cinco dos africanos). Algo que têm de agradecer a Honda: o avançado saiu do banco aos 72’ e aos 78’ fixou o 2-2, tornando-se no primeiro japonês a marcar em três Mundiais, onde soma quatro golos em nove jogos.

Mas até foi o Senegal a entrar melhor na partida e a adiantarse aos 11’ por Sadio Mané: aproveitou uma má defesa de Kawashima para se estrear a marcar na prova. O golo não abalou o Japão, que continuou a praticar um futebol apoiado e com passes sempre pela certeza, premiado com a igualdade, quando Nagatomo deixou a bola em Inui e este rematou em arco.

O Senegal voltou a entrar melhor na segunda parte e viu Niang disparar à figura (55’), mas depois teve a sorte do seu lado. Primeiro, Osako falhou o desvio à boca da baliza, depois Inui rematou à barra (64’). Quando se pensava que o Japão iria marcar, quem o fez foram os senegalese­s, graças a um tiro de Wagué (19 anos e oito meses). Valeu então aos asiáticos a estrelinha de Honda, a fixar o empate, perante um Senegal que não perde na fase de grupos de Mundiais desde 1990.

“Tenho de admitir que Japão foi melhor. Temos de fazer melhor”

Aliou Cissé

Selecionad­or do Senegal “A equipa manteve a calma, apesar de sofrer golos, e conseguiu igualar”

Akira Nishino

Selecionad­or do Japão

 ??  ?? Honda remata para o empate num jogo emocionant­e
Honda remata para o empate num jogo emocionant­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal