O Jogo

Durmaz e Suécia contra o racismo

O extremo foi alvo de insultos nas redes sociais por ter feito a falta que deu o 2-1 à Alemanha

-

A Suécia perdeu com a Alemanha nos descontos (2-1) e Durmaz, extremo dos escandinav­os, foi alvo de diversos insultos racistas nas redes sociais, além de outras ameaças à sua integridad­e e à da sua família, por ter derrubado Werner e dado origem ao livre que resultou no golo de Kroos (90’+5’). O caso levou a própria federação sueca a apresentar uma queixa às autoridade­s do seu país, que já estão a investigar o sucedido. Já na seleção orientada por Janne Andersson todos se uniram em defesa do colega.

Nascido em Orebro, na Suécia, e filho de pais turcos, Durmaz leu ontem um comunicado à Imprensa antes do treino, tendo atrás de si todos os companheir­os de equipa e dirigentes da seleção.

“Tenho de aceitar as críticas pelo que faço em campo. Isso é parte do trabalho e estou sempre disposto a aceitar. Mas existem limites e eles foram ultrapassa­dos. Quando alguém me ameaça, quando me chamam de pretinho, árabe sangrento, terrorista, talibã, esses limites foram ultrapassa­dos. E ainda é pior quando vão atrás da minha família e dos meus filhos, ameaçandoo­s. Quem diabos faz uma coisa destas?”,questionou­Durmaz, realçando ser sueco e ter orgulho nisso. Depois, os companheir­os e técnicos rodearamno e gritaram em uníssono em inglês: “Fuck racism.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal