O Jogo

Oliveira promove regresso das motos

Piloto de Moto2 rodou no circuito transmonta­no, ao qual quer voltar para correr... de carro

-

Apesar de se ter sentido “confuso” ao abordar a primeira curva do circuito de Vila Real, Miguel Oliveira acredita que o traçado transmonta­no pode vir a receber corridas de motas no futuro, mas “não ao mais alto nível”, por questões de segurança.

O piloto português, que disputa o Mundial de Moto2 com a KTM, teve a oportunida­de de rodar ontem com uma das motas de 250cc da sua escola de pilotos, a baixa velocidade, e gostou do que viu, apesar das dificuldad­es iniciais. “Sobre a pista, tenho de ser honesto porque não sabia se a primeira curva era para a esquerda ou para a direita, estava um bocado confuso”, brincou. Sobre o regresso das motas à pista vila-realense, acredita que “é possível”, apesarde,porquestõe­sdeseguran­ça, não poder ser de competiçõe­s como as MotoGP ou as Superbikes. “Pode receber corridas de roadracing”, frisou o português, que ficou encantado com a descida de Mateus e a curva da Araucária. “Era muito fixe para fazer de mota... se não tivesse lá os rails”, sublinhou. Esse é o principal problema dos circuitos citadinos, onde as escapatóri­as são diminutas e a presença das barreiras de proteção tão próximas da pista acaba por ser um entrave à segurança dos pilotos.

Em Vila Real, há 25 anos que não se disputam corridas de motas. Mesmo assim, Oliveira espera voltar em 2019, “para correr de carro”. Ontem, o Falcão, como é conhecido pelos fãs, foi homenagead­o pela organizaçã­o do 49.º Circuito Internacio­nal de Vila Real, tendo rodado algumas voltas com os elementos da sua escola de pilotagem. “Foi um dia especial”, confessou, até pelo contacto com os fãs. “Nesse aspeto, é um dos circuitos mais quentes do norte do país”, apontou.

Agora segue-se o GP da Holanda, onde espera “alcançar a liderança do campeonato, que está a apenas um ponto”. Depois disso “é dilatar a vantagem”.

Miguel Oliveira foi homenagead­o em Vila Real

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal