O Jogo

“Estreia mudou-me a carreira”

Fernando Fonseca sonha com chamada do Dragão

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Foi com o olhar no horizonte, no das praias de Gaia e no da carreira, que Fernando Fonseca falou com O JOGO. O lateral-direito formado no FC Porto tem noção de que ainda é jovem, mas não esconde que gostava de se mostrar a Sérgio Conceição, depois de Ricardo e Diogo Dalot terem partido e de Maxi ainda se encontrar no Mundial. Indicações, contudo, ainda não tem. E se a resposta não for a que espera, o internacio­nal olímpico pretende continuar na I Liga, na qual já jogou na última época, pelo Estoril. Uma equipa que se viu envolvida numa controvérs­ia, na sequência da segunda parte do jogo com os dragões, que Fonseca explica apenas como “um dia mau”. Sobre o alegado facilitism­o de que alguns jogadores foram acusados, garante que é tudo mentira.

Com que expectativ­as parte para a próxima época?

—As minhas expectativ­as estão dependente­s do FC Porto. A minha ambição e o meu sonho passam por representa­r o clube, mas se assim não for, terei de procurar alternativ­as. Vou aguardar por uma decisão.

Depois das saídas de Ricardo e de Diogo Dalot e da ausência de Maxi, gostava de pelo menos fazer a pré-época?

—Claro que sim. Qualquer jogador sonha jogar no FC Porto; ainda por cima eu, que sou formado no clube. Mas se assim não for, procurarei alternativ­as. Elas passam por continuar na I Liga ou por emigrar? —A minha ambição é estar sempre ao mais alto nível, e isso passa por continuar na I Liga. Aliás, é isso que procuro caso não seja chamado pelo FC Porto. Qual foi a sensação de se estrear na equipa principal do FC Porto num jogo tão importante como era o do Marítimo em 2016/17? —Foi a melhor do mundo. Foi um dia muito importante para a minha carreira e nunca o irei esquecer.

O que é que esse jogo mudou na sua carreira?

—Mudou tudo, porque concretize­i o sonho de jogar pela equipa A do FC Porto. Mas o mais importante foi ver a alegria de toda a minha família, porque foi um grande passo para mim.

Notou alguma diferença no trato que as pessoas passaram a ter consigo na rua?

—Tive outra projeção. As pessoas veem-nos com outros olhos quando chegamos a um patamar assim e já somos mais reconhecid­os na rua. Mas temos de manter os pés bem assentes na terra e continuar a caminhar para ci-

mentar esse sonho. Alguma abordagem de que ainda se recorde? —Foi bom não ter sido criticado depois do jogo com o Marítimo e ouvir que os jogadores formados no clube mereciam mais oportunida­des. São visões de um adepto, que eu também tenho várias vezes, mas estava por dentro e sabia que todos tinham lutado. Infelizmen­te, as coisas não saíram. Ainda pensa no que podia ter acontecido no lance em que aparece a finalizar na área do Marítimo? —Sim. Podia ter passado ao Tiquinho, podia ter rematado mais alto... saiu um passe à baliza [risos]; em segundos, ela ficou muito pequena.

No passado foram vários os jogadores da formação que acabaram emprestado­s antes de ganharem um lugar no plantel. Sente que ainda precisa de cimentar uma posição na I Liga antes de voltar com outro estatuto? —Sim. Tenho noção de que sou um jogador jovem e de que os jogadores só se começam a afirmar com 22 ou 23 anos. Este foi apenas o meu segundo ano de sénior. O primeiro passei-o na II Liga, o segundo na I Liga e agora pretendo procurar o meu espaço para me afirmar. O que ainda precisa de melhorar? —Tenho de melhorar bastante fisicament­e e a atacar, porque sou um daqueles jogadores que gostam de estar mais sem bola.

FERNANDO FONSECA “Foi bom não ter sido criticado depois do jogo com o Marítimo e ouvir que os jogadores formados no clube mereciam mais oportunida­des”

“[Marítimo] Saiu um passe à baliza [risos]; em segundos, ela ficou muito pequena...”

“Olhávamos para as notícias [aliciament­o] e não entendíamo­s a razão, porque era mentira, ninguém sabia de nada e não havia provas”

“[O Estoril] esteve dez jogos sem ganhar, eu não estava a jogar e isso fez-me ir um pouco abaixo. Só a partir de janeiro é que me foquei, limpei a cabeça”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal