O Jogo

“FC Porto acertou em cheio com Sérgio Conceição”

Três anos no Dragão transforma­ram a vida do internacio­nal uruguaio, tornando-o melhor jogador

-

Palito ganhou nove títulos pelo FC Porto, entre os quais uma Liga Europa. O lateral-esquerdo não esconde que viveu os melhores momentos da carreira de azul e branco

Afastado há alguns anos do FC Porto, mas não da realidade azul e branca, Álvaro Pereira conta que continua a seguir com muita atenção e “carinho” os jogos da sua antiga equipa. Coloca Sérgio Conceição nos píncaros, afirmando que o treinador azul e branco devolveu ao FC Porto a filosofia ganhadora.

Viu os jogos do FC Porto na última época?

—Sim, vi muitos jogos, entre os quais a partida contra o Benfica, decisiva para o título. Foi um bom jogo e um golaço do Herrera. O FC Porto não ganhava o título há alguns anos e conseguiu cortar a ascensão do Benfica, sendo campeão com toda a justiça.

Gostou da forma como se exibiu a equipa?

—Sim, gostei da forma como a equipa jogou na última temporada. Apresentou bom futebol, esteve solta e conseguiu animar os adeptos. Sérgio Conceição é uma referência no FC Porto; tinha sido como jogador e agora é como treinador. A verdade é que já tinha demonstrad­o o seu valor quando estava na Académica. Lembro-me disso porque foi na altura em que eu estava no FC Porto. Acho que é um treinador que trabalha muito e devolveu, com naturalida­de, uma filosofia ganhadora ao FC Porto. Acertaram em cheio com Sérgio Conceição. Creio que o FC Porto vai conseguir chegar ainda mais longe em Portugal e na Europa – está com mentalidad­e de campeão. Têm grandes jogadores, conseguira­m o objetivo de ganhar o título e podem abordar a próxima época sem tanta pressão, mais relaxados, porque são os detentores do título.

Ficou surpreendi­do com o rendimento de Alex Teles?

—Nada. É um jogador com boa “pegada”, cruza bem. Passou por Turquia e Itália, teve alguns problemas de adaptação quando chegou ao FC Porto, mas depois demonstrou todas as suas qualidades. Foi sem dúvida uma boa contrataçã­o e contribuiu muito, com as suas assistênci­as, para a conquista do título.

Viveu no FC Porto os melhores momentos da carreira?

—Por tudo o que conseguimo­s, talvez tenha sido assim. Conquistei títulos no FC Porto e ganhei outra dimensão como jogador. Mas o São Paulo também foi muito importante para mim.

Se o FC Porto o quisesse contratar de novo, qual seria a sua reação?

—Ia a correr [risos], nem há discussão. Quando saí para o Inter, a situação foi algo confusa, houve algum ruído à volta, mas eu voltaria ao FC Porto sem qualquer problema. Fiquei agarrado às pessoas do clube.

 ??  ?? Palito coloca Sérgio Conceição nos píncaros
Palito coloca Sérgio Conceição nos píncaros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal