O Jogo

Cereja de Januzaj no topo do bolo

Bélgica termina só com triunfos a fase de grupos. Em duelo de reservas, diabos vermelhos foram claramente melhores

- ANTÓNIO PIRES

Quando foram conhecidos os onzes iniciais de Inglaterra e Bélgica, recheados de jogadores que ainda não tinham sido titulares neste Mundial, perspetivo­u-se um jogo mais pobre e até com duas equipas pouco interessad­as em vencer. Isto porque o primeiro classifica­do do grupo fica no caminho teoricamen­te mais complicado até à final. Puro engano. O resultado final favorável aos belgas, por 1-0, não traduz fielmente o que se passou num jogo com 28 remates (15 da Bélgica, 13 da Inglaterra) e com superiorid­ade dos diabos vermelhos praticamen­te desde o início.

Se, na antevisão, Roberto Martínez desvaloriz­ara a classifica­ção em relação à exibição, ontem terá ficado muito feliz com a boa resposta dos seus jogadores, que garantiram o primeiro lugar – partiam para o jogo atrás dos ingleses pela disciplina – só com triunfos (imitando Uruguai e Croácia) e vão agora enfrentar o Japão nos oitavos de final. Depois, se chegarem aos “quartos”, medem forças com o Brasil ou o Méxi-

Ao garantir o primeiro lugar, a Bélgica defronta a seguir o Japão, mas coloca-se, em teoria, no caminho com adversário­s mais complicado­s até à final

co. Quanto aos ingleses, marcam encontro com a Colômbia e, depois, um eventual embate contra Suécia ou Suíça na luta por um lugar nas meias-finais.

Logo nos minutos iniciais, a Bélgica pôs à prova Pickford, numa bomba de fora da área de Chadli, e pouco depois o guardião inglês quase deixava fugir uma bola das mãos para dentro da baliza, valendo-lhe Stones a cortar em cima da linha de golo. Antes do descanso foi Fellaini a ficar perto de faturar pelos belgas.

O golo só surgiu aos 51’ e num lance de brilhantis­mo de Januzaj, ontem titular no lugar de Mertens. O jogador da Real Sociedad tirou, com classe, Rose da frente e depois disparou um míssil como pé esquerdo para o fundo das redes. A cereja no topo do bolo belga nesta boa exibição.

 ??  ?? Januzaj aproveitou a primeira oportunida­de que teve no Mundial para infernizar Rose e decidir
Januzaj aproveitou a primeira oportunida­de que teve no Mundial para infernizar Rose e decidir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal