O Jogo

ÁFRICA CAI NOS CARTÕES

Senegal arrisca pouco, acaba derrotado pela Colômbia num lance de bola parada e é eliminado num desempate disciplina­r desfavoráv­el. Tem, contudo, queixas do videoárbit­ro

- RODRIGO CORTEZ

SENEGAL COLÔMBIA Estádio Arena Samara, em Samara Milorad Mazic (Sérvia)

Khadim N’Diaye; Gassama, Salif Sané, Koulibaly e Sabaly (Wagué 74’); Ismaila Sarr, Kouyaté, Gueye e Sadio Mané; Keita Baldé (Konaté 80’) e Niang (Sakho 86’) Aliou Cissé

Ospina; Santiago Arias, Davynson Sánchez, Yerry Mina e Mojica; Uribe (Lerma 83’) e Carlos Sánchez; Cuadrado, Quintero e James Rodríguez (Muriel 31’); Falcao (Borja 89’)

José Pekerman Yerry Mina (74’)

Mojica (45’) e Niang (51’)

nada a assinalar 0 1

Ao vencer o Senegal por 1-0 numa partida em que poucas mais ocasiões de golo construiu, a Colômbia apurou-se para os oitavos de final deste campeonato do mundo. De fora ficou o Senegal e, com ele, todo o continente africano, umavezquen­afasesegui­ntejá só há seleções europeias, ame- ricanas e uma asiática (Japão).

Insólito foi o critério que determinou­aeliminaçã­odoSenegal, primeira vítima na história dos Mundiais do critério de desempatep­orfairplay­disciplina­r (ver peça ao lado). Por outro lado, pela primeira vez desde 1982, nenhuma seleção africana conseguiu passar a fase de grupos: Egito, Marrocos, Nigéria, Tunísia e agora Senegal, todos caíram ao fim de três jogos.

Para além do critério disciplina­r, os senegalese­s também foram vítimas do VAR. Isto porque, com o resultado em branco, viram o árbitro apontar um penálti de Davinson Sánchez sobre Mané. Só que, alertado pelo VAR, o juiz sérvio foi visionar as imagens e alterou a decisão inicial. Aparenteme­nte com razões de queixa para os africanos, uma vez que Sánchez derrubou o senegalês ao cortar a bola. Aliás, pelas imagens percebese que tocou primeiro no adEmpatado­s versário do que no esférico.

Apesar disso, o Senegal mostrava boa coesão defensiva e não deixava a Colômbia assustaros­euguarda-redesKhadi­m N’Diaye. Só não se lembrou do potencial destruidor das bolas

Aliou Cissé paradas: aos 74’, num canto da direita de Quintero, Yerry Mina saltou mais alto e marcou para os cafeteros. Os africanos foram então atrás do prejuízo, assumindo as despesas do jogo com jogadas velozes. Tarde demais.

Yerry Mina ganhou nas alturas e qualificou a Colômbia

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal