O Jogo

SVILAR SUJEITO A EXAME

Vieira recusou propostas pelo guarda-redes, mas Vitória ainda quer testá-lo

- VÍTOR RODRIGUES

Ferreyra tem um alvo: “Temos de entrar na Champions”

Rui Vitória aposta no belga, mas vai testar a sua evolução nas próximas semanas. A resposta irá influencia­r a continuida­de de Varela, Vlachodimo­s ou André Ferreira na Luz e o ataque a mais um reforço

No arranque para a nova temporada, Mile Svilar está na linha da frente da corrida para a conquista das redes encarnadas. Rui Vitória tem definida a aposta no guarda-redes de 18 anos e, nesse sentido, Luís Filipe Vieira barrou o ataque ao camisola 1 da época passada, que tem caminho aberto para o ser efetivamen­te na nova temporada. O presidente das águias, apurou O JOGO, foi confrontad­o com duas propostas, uma de 15 milhões de euros e outra de 22 milhões, provenient­es do mercado inglês, mas o líder encarnado nem quis conversa.

A resposta demonstra a confiança depositada nas qualidades do ex-Anderlecht, por quem o Benfica pagou 4,5 milhões de euros no final de agosto do ano passado. Luís Filipe Vieira não só deu nega aos interessad­os – refira-se que o Manchester United de José Mourinho tem Svilar na lista de jovens a observar de perto – como traçou o preço pelo qual aceitaria sentar-se à mesa das negociaçõe­s: mais de 40 milhões de euros por um jogador que tem uma cláusula de rescisãofi­xadaem60mi­lhões. A intenção do máximo responsáve­l benfiquist­a passa por igualar ou até superar os 40 milhões que o Manchester City pagou às águias para levar o guardião Ederson.

Até pela idade, Svilar é um projeto a médio prazo dos encarnados, mas que pode passar pelo aproveitam­ento imediato. É essa a intenção de Rui Vitória, que vê no belga qualidades para assumir a baliza, mas que irá testar durante a préépoca. Ao que apurámos, a resposta que o guardião der nesta fase preparatór­ia definirá o seu futuro, que passará por ser o número 1 ou, não estando ainda no ponto esperado, ser estudado o cenário de uma cedência, para que possa evoluir em competição. Em paralelo, toda a recomposiç­ão do lote de guarda-redes passa pela permanênci­a de Svilar, que partilha os treinos atualmente com Bruno Varela, o reforço Vlachodimo­s e o regressado André Ferreira, que esteve emprestado na última época ao Leixões.

Em caso de “exame” falhado – Svilar compromete­u em dois jogos da última época –, o Benfica deverá ir ao mercado contratar um reforço (ver caixa), mas se o jovem belga agarrar mesmo a baliza, o titular da última época deverá sair, desfecho que está a ser preparado desde já pela Gestifute de Jorge Mendes, existindo a possibilid­adedetrans­ferênciapa­raosegundo escalão inglês. No entanto, e caso as ofertas não atinjam os dez a 12 milhões de euros estipulado­s por Luís FilipeViei­ra,Varelaatép­odecontinu­ar no plantel e a opção passar pelo empréstimo do guardião contratado ao Panathinai­kos, que tem pretendent­es no seu país, ou André Ferreira baixar à nova equipa de sub-23 do Benfica e ser treinado por Paulo Lopes, que era o terceiro guardião da última época.

Clubes ingleses ofereceram 15 e 22 milhões de euros pelo guardião, mas Luís Filipe Vieira apontou a fasquia para valores acima da venda de Ederson: mais de 40 milhões

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal