O Jogo

“ACREDITAMO­S QUE CHEGOU A NOSSA HORA”

Selecionad­or nacional diz que a equipa não é só Cristiano Ronaldo e está pronta para o desafio. Técnico quer ver os portuguese­s de mãos dadas no momento do hino

- Textos MANUEL CASACA Fotos LEONEL DE CASTRO

“Se o Cristiano Ronaldo jogar sozinho, Portugal vai perder”

Fernando Santos

Selecionad­or nacional

“[Uruguai] Não se encontram muitas fraquezas, é difícil encontrar fragilidad­es, é uma equipa homogénea nos vários momentos do jogo”

“É preciso trabalhar muito, correr muito, lutar muito. Vamos a jogo com grande confiança”

“Vai ser uma grande partida, entre duas equipas que vão procurar ganhar” Fernando Santos Selecionad­or nacional

Mesmo à distância, Fernando Santos pede o apoio dos portuguese­s, a quem apela para darem as mãos no momento em que estiver a tocar o hino

Fernando Santos quer voltar a fazer história e acredita na passagem aos quartos de final do campeonato do mundo.

A defesa é a maior virtude do Uruguai?

—A maior virtude do Uruguai é a equipa do Uruguai. É uma equipa muito experiente, forte em todos os sectores, com jogadores que todos conhecemos e reconhecem­os. Em 2018 não sofreu nenhum golo. Não se encontram muitas fraquezas, é difícil encontrar fragilidad­es, é uma equipa homogénea nos vários momentos do jogo. Preparámo-nos para isso, preparámos bem o jogo pensando o que temos de fazer. São duas boas equipas e que vão fazer tudo para vencer. Mas acredito que Portugal pode ganhar.

Há uma empatia entre os portuguese­s e a Seleção. Concorda?

—Sentimos o apoio dos portuguese­s e esse momento de união. Sabemos o que tem acontecido em Portugal. Amanhã [hoje] vai ser um momento de união. Seria importante que todos os portuguese­s dessem as mãos pelo mundo fora no momento do hino.

Chegou a hora de Portugal neste Mundial?

—Acreditamo­s que chegou a nossa hora e os uruguaios também acreditam que chegou a hora deles. Eles já foram duas vezes campeões do mundo, nós fomos campeões europeus. Agora é preciso trabalhar muito, correr muito, lutar muito. Vamos a jogo com grande confiança e respeito pelo adversário. O Europeu foi há dois anos. Estamos no Mundial e queremos muito chegar aos “quartos”. Do outro lado quer-se o mesmo. Em campo podemos marcar a diferença a nosso favor, mas é em campo, os “ses” valem pouco. Temos é de nos focar nas valências do Uruguai e em tudo o que preparámos para este jogo. Sinto que os jogadores estão preparados.

Pela importânci­a do jogo, acredita que pode ser um jogo aborrecido?

—Não acredito em nada disso. Vai ser uma grande partida, entre duas equipas que vão procurar ganhar. Espero um grande encontro, até por- que, ao contrário dos jogos da fase de grupos, em que os pontos contam, agora só conta ganhar e eu quero ganhar.

Acredita que Ronaldo vai aparecer para decidir?

—Se o Cristiano Ronaldo jogar sozinho, Portugal vai perder. Um jogador sozinho, mesmo que marque três golos, precisa sempre de uma equipa de suporte. Se olharmos para o Uruguai vemos jogadores do Atlético de Madrid, que venceu a Liga Europa, três campeões, um jogador do Barcelona, outro do PSG. Quando as duas equipas se conseguem anular, então, sim, as individual­idades fazem a diferença.

 ??  ?? Fernando Santos garante que não será uma partida
aborrecida
Fernando Santos garante que não será uma partida aborrecida
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal