O Jogo

Receita prevista de 17 M€ em 2019

Mandato de Pedro Proença será concluído com uma média anual de resultados operaciona­is positivos de 2 M€

- MELO ROSA

A Liga aponta, já no próximo ano, à maior receita de sempre na história da instituiçã­o. Esta previsão antecipa também a maior distribuiç­ão de receitas pelos clubes profission­ais

As sociedades desportiva­s que marcarão presença nas competiçõe­s profission­ais em 2018/19 aprovaram ontem, na assembleia geral da Liga, que decorreu na sede, no Porto, o Orçamento e Plano de Atividades previstos para esse período. Tal como O JOGO adiantou na edição de ontem, será o quarto ano consecutiv­o em que a Liga Portuguesa de Futebol Profission­al prevê um orçamento com resultados operaciona­is positivos – desta feita de 1,982 milhões de euros –, confirmand­o a antecipaçã­o, em um ano, da limpeza do passivo herdado, que ascendia aos cinco milhões de euros em 2015.

As sociedades desportiva­s deram assim o aval aos documentos de gestão para o quarto ano de mandato da Direção presidida por Pedro Proença. O cumpriment­o do orçamento ontem aprovado por unanimidad­e por 29 dos sócios da Liga – faltaram Marítimo, Chaves, Portimonen­se e Académica – permitirá concluir o quadriénio 2015-19 com uma média anual de resultados operaciona­is positivos de cerca de 2 milhões de euros.

O orçamento 2018/19 aponta, segundo Mário Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, “às maiores receitas de sempre da Liga Portugal, estimadas em cerca de 17 milhões de euros”, antecipand­o também “a maior distribuiç­ão de receitas de sempre pelas sociedades desportiva­s”. O documento de gestão prevê ainda a criação de um fundo de infraestru­turas, estimado em cerca de 500 mil euros, havendo resultados comerciais positivos a apurar no final da próxima época.

Entre as alterações ao Regulament­o Disciplina­r, igualmente aprovadas por unanimidad­e, destaque para a que determina, como explicou o presidente da Assembleia Geral, “o impediment­o das rescisões selvagens por parte dos jogadores”. Ou seja, “as sociedades desportiva­s aprovaram um novo quadro normativo que sanciona as rescisões sem justa causa, agravadas no que diz respeito ao aliciament­o de jogadores por clubes”.

 ??  ?? Assembleia geral da Liga gerou boas expectativ­as financeira­s
Assembleia geral da Liga gerou boas expectativ­as financeira­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal