O Jogo

Medalha no 3x3 foi bela surpresa

Seleção feminina, formada por atletas de 5x5, venceu quatro jogos, o do bronze com a Sérvia

-

Sem expectativ­as muito elevadas, dado não existir tradição nesta variante, aseleção feminina de 3x3, em estreia em competiçõe­s internacio­nais, causou sensação em Tarragona, ao alcançar a medalha de bronze. Josephine Filipe (Quinta dos Lombos), Emília Ferreira( G DESSA ), Sofia Pinheiro( Ovarense) e Ana Sofia Rua (Universida­de de Brock, Canadá) bateram a Sérvia, por 21-20, no jogo de atribuição do terceiro lugar, depois de terem sido segundas na fase de grupos (duas vitórias e duas derrotas) e nas meiasfinai­s terem perdido pela margem mínima com a França (14-13), que conquistar­ia o ouro.

Mesmo composta por atletas que já estiveram envolvidas nos melhores resultados nacionais em Europeus jovens, o resultado foi uma surpresa, por se tratarem de jogadoras habituadas ao pavilhão e com pouco tempo de trabalho.

Com a seleção sénior e a de sub-20 no ativo, o selecionad­or Américo Santos (Académico) assumiu que foi uma equipa “difícil de montar”, em declaraçõe­s à FPB TV, acreditand­o que a nova modalidade olímpica, descrita como sendo bem mais rápida – não há reposições de bola após cesto e o tempo de ataque é reduzido para metade (12 segundos) – tem tudo para vingar. “Em Portugal, o 3x3 ainda não chegou com força, são precisos mais torneios oficiais da FIBA para subir no ranking. Em termos de espetacula­ridade, está sempre a acontecer algo, o ritmo é muito alto”, completou. A Seleção masculina, com Ricardo Monteiro, Nuno Sá e António Moreira, e orientada por João Chaves, ficou pela fase de grupos.

Sofia Pinheiro, Josephine Filipe, Ana Rua e Emília Ferreira

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal